Esta é a arte da reconstituição e o resultado final será sempre uma simulação da realidade. Seja quando se pretende rejuvenescer, seja quando se substitui uma mama perdida numa mastectomia. Não há cirurgia sem cicatrizes e, também por isso, hoje, a cirurgia plástica nem sempre recorre ao bisturi. Tudo depende do objetivo
Será a cirurgia que mais se aproxima da arte, em teoria. Na prática, todas as cirurgias recorrem ao bisturi para abrir caminhos e todas têm que respeitar os limites impostos pela anatomia humana. A cirurgia plástica não é exceção.
No caso da cirurgia plástica, o belo e o equilíbrio estarão mais vincados e a reconstituição é, na maioria das vezes, uma opção e nem sempre um caminho necessariamente a seguir. Contudo, também aqui não existem milagres e, por muito que se alterem procedimentos, ainda não é possível entrar com um abdómen gordo e muito saliente e sair no dia seguinte com uma barriga lisa e sem marcas. Não há cirurgia sem cicatrizes.
Normalmente, a consulta a um cirurgião plástico acontece porque não gostamos de qualquer coisa em nós ou tão-somente porque queremos contrariar o tempo. Rejuvenescer é uma ideia que pode passar à prática e, muitas vezes, não exige intervenção do bisturi. Tudo depende do que se quer mudar.
Se o objetivo for rejuvenescer, a alternativa não deve ser só uma e por isso não se pode pensar só e apenas numa cirurgia estética. Os gestos isolados não serão suficientes para alterar o visual no todo. Isto porque, uma face envelhecida é muito mais do que um rosto com rugas e o rejuvenescimento não pode passar apenas por atenuar essas mesmas rugas.
Envelhecer é muito mais do que a impressão das marcas do tempo. Ao passar dos anos, devemos ainda acrescentar a ação continuada de uma exposição ao sol, ao álcool, ao tabaco e à poluição, mas também uma alimentação pouco cuidada, a falta de sono descansado e o stress. É por tudo isto que a nossa pele envelhece. As rugas assumem-se e as estáticas (as que são visíveis com o rosto em repouso) tornam-se notórias, enquanto as rugas dinâmicas (as que surgem quando contraímos um músculo) acabam por ficar permanentes e mais profundas.
Com o acumular de todas estas ações, não é só a pele que se altera. A pele descaída é o mais notório, mas por detrás dessa alteração no tecido celular subcutâneo, o músculo aponevrótico superficial e a própria estrutura óssea facial também se alteram.
Para o cirurgião plástico não basta tratar algumas rugas, o rejuvenescimento completo inclui uma associação de técnicas que podem passar por tratamentos, com recurso a laser e à toxina botulínica (o conhecido botox), passando também pela cirurgia estética e terminar na cirurgia de regeneração. Neste último caso, a técnica passa por recorrer a células de gordura, com capacidade de diferenciação, que podem ser retiradas do abdómen (por lipoaspiração) e que, depois de processadas, podem ser reinjetadas, por exemplo, na face. Mais uma vez com a intenção de rejuvenescer a pele.
É esta associação de técnicas e de procedimentos que irá proporcionar o resultado completo de um rosto rejuvenescido, porque de pouco adianta tratar os pés de galinha, se o pescoço continuar a acumular rugas dinâmicas e estáticas. O rejuvenescimento não pode ser alcançado com gestos isolados, retirando apenas um pouco de pele e gordura. Há muito mais a fazer e a cirurgia estética não é a única opção. Há outros passos que podem ser dados.
Mesmo cumprindo todas as regras e os vários procedimentos e alternativas, um rosto com 60 anos não voltará a ter o mesmo aspeto e a mesma pele que tinha aos 20 anos. É preciso ter presente esta regra. Esta é a especialidade da reconstituição e, por isso, o resultado final será sempre uma simulação da realidade. É também isto que acontece quando se substitui uma mama perdida numa mastectomia. Ninguém pode devolver o órgão perdido, mas a sua substituição pode melhorar a qualidade de vida e diminuir o estigma.
Num e noutro caso, procura-se o ideal e o tratamento individual.
(cirurgião plástico)
Deixar um Comentário
Gostaria de saber em números redondos, em quanto é que fica uma lipoaspiração à barriga através da ADSE?
ReplyBom dia Elisabette,
A lipoaspiração não é uma técnica comparticipada pela ADSE. Para poder obter uma informação mais detalhada e custos da mesma, deverá ser avaliada em consulta pelo médico especialista.
Caso queira marcar consulta pode fazê-lo através do nr. 239 802 700 ou pelo email consultas@ccci.pt.
Muito obrigado.
ReplyBoa Tarde pode enviar o valor para uma limpoaspiracao com o subsistema ADSE
ReplyBom dia Vânia, a ADSE não comparticipa este tipo de tratamento/procedimento.
ReplyTenho barriga, estômago e gordura na parte das costas. Fui operada a lombar 2 vezes, tenho que perder peso e não consigo. Faço piscina, caminhada e controlo a minha alimentação, mas não consigo perder peso. Gostaria de ser avaliada para ver se dá para fazer alguma coisa para tirar estas gorduras.
ReplyBoa tarde, para ser avaliada deverá agendar uma consulta, contudo, sugerimos que comece por uma avaliação em endocrinologia e/ou em cirurgia de obesidade (Dr.a Patricia Oliveira e Dr. Pedro Gomes. Bom fim de semana. Mais informações em http://www.ccci.pt
ReplyBoa tarde,
ReplyQueria saber uma informação:
– Realizam uma cirurgia estética na zona do piercing do umbigo ( retirada da pele em excesso do piercing e a perfuração) em si? Devido a gravidez não gosto de como ficou e incomoda-me psicologicamente. Se sim, qual a especialidade, preços e trabalham com a MEDICARE?
Muito obrigada,
Atenciosamente.
Boa tarde, a especialidade que deve consultar é a Cirurgia Plástica e pode agendar consulta com o Dr. Mário Jorge. Ele não tem acordo com a Medicare e, como se trata de intervenção estética, nem todos os seguros comparticipam. Depois da consulta de avaliação, fica a saber o custo da intervenção.
ReplyBoa tarde. Tenho ADSE e gostaria de saber quanto fica fazer lipoaspiração da barriga.
ReplyBom dia, a ADSE não comparticipa este tipo de intervenção. Deve agendar uma consulta de avaliação e solicitar um orçamento ao médico/a especialista. Cumprimentos,
ReplyTenho veios sanguíneos um pouco acima do joelho da perna direita , com cerca de 7 cms de altura e espessura de alguns cabelos. De há cerca de 10 anos a esta parte aumentaram muito pouco. Contudo, todos os anos “prometo ” a mim mesma livrar-me deles pois são inestéticos e receio que com a idade se acentuem progressivamente. Solicto informação sobre o processo de os remover.
Quanto a saber orçamento também seria interessante .
Cumpts,
Isabel
ReplyBom dia Isabel,
Para a sua situação sugerimos que marque uma consulta com um médico especialista em Cirurgia Vascular.
Envio-lhe um link para que consulte a nossa equipa médica: https://www.ccci.pt/department/angiologia-cirurgia-vascular/
O valor a pagar pelo tratamento, está dependente da sua situação pessoal. Só depois de uma avaliação em consulta é que o médico especialista lhe pode explicar qual o valor a pagar pelo seu tratamento específico.
Muito obrigado.
ReplyBom dia, tenho a face com com muitas manchas e com problemas de acnes e pontos negros, será que teriam solução para meu caso? E para meu caso, este tratamento tem comparticipação com a ADSL ? Cumprimentos e obrigado.
ReplyBom dia Cleide,
A sua situação deverá ser avaliada pelo médico especialista, por isso sugerimos que marque uma consulta em Dermatologia:
https://www.ccci.pt/doctor/evelina-brigida-ruas/
Esse tipo de tratamentos não são comparticipados. De qualquer modo, o valor a pagar pelo tratamento, está dependente da sua situação pessoal. Só depois de uma avaliação em consulta é que o médico especialista lhe pode explicar qual o valor a pagar.
Caso queira marcar consulta pode fazê-lo através do nr. 239 802 700 ou pelo email consultas@ccci.pt.
Muito obrigado.
ReplyLi o artigo publicado ” Plástica, nem sempre é cirurgia” e suscitou-me uma certa curiosidade uma vez que o meu rosto já acusa as marcas do tempo que, sinceramente, me deixam alguma angustia, pois não me revejo na pessoa que vejo ao espelho! Contudo, tenho um certo receio de me submeter a tratamentos que possam porventura ser demasiado evasivos cujos resultados não sejam os desejáveis! Podem, por favor, indicar os métodos mais usuais para obviar estes sinais do tempo?? E os resultados têm um limite de duração longo?
ReplyCumprimentos,
Obrigada
Bom dia Maria Teresa,
Tal como podemos ler no texto escrito pelo Dr. Mário Jorge Freire dos Santos, existem diversas técnicas menos evasivas, indicadas para o rejuvenescimento da pele. De qualquer modo, só avaliando a sua pele em função dos resultados que pretende é que poderá saber especificamente por qual optar. Cada pele tem as suas características que influenciará também a eficácia e durabilidade do tratamento.
A melhor forma de responder a todas estas questões será com uma avaliação em consulta pelo nosso médico especialista. Caso tenha interesse, pode fazê-lo através do nr. 239 802 700 ou pelo email consultas@ccci.pt.
Muito obrigado.
ReplyO Dr. Mario Jorge faz procedimentos com fios tensores? Sei que os preços são variáveis obviamente dependendo do número necessário, mas poderia dar-me uma ideia aproximada do valor?
ReplyQual o valor de uma consulta com o Dr. Mario Jorge? É comparticipada pela ADSE? (Refiro-me somente à consulta de avaliação)
Muito obrigada
Boa tarde, sim o Dr. Mário Jorge tem acordo com a ADSE, o valor da consulta é a taxa apenas, 3,99, ver aqui https://ccci.pt/doctors/mario-jorge-santos/
Reply