Preenche o interior do olho humano e existe para proporcionar um efeito de amortecedor. Numa vitrectomia, é este gel, viscoso e transparente que se remove. Há uma troca de humores. O humor aquoso tomará o lugar do humor vítreo
Existem várias explicações para a necessidade de remover o humor vítreo e um cirurgião de retina experiente sabe que tem de ir ao foco do problema para obter os melhores resultados e isso passa por seguir o caminho mais direto, atuando onde é necessário para repor a normalidade.
É este tipo de opção cirúrgica que justifica a remoção do vítreo, uma substância gelatinosa e viscosa que ocupa quase 2/3 do globo ocular e que se localiza entre o cristalino e a retina. A vitrectomia é o primeiro passo e o vítreo será removido por corte e aspiração, em simultâneo. Uma vez realizada a vitrectomia, o cirurgião está agora na localização exata para executar a sua ação reparadora na retina, seja porque esta descolou, seja porque surgiram proliferações fibrovasculares, que estão a comprometer a arquitetura da interface vítreo-retiniana ou a alterar a necessária transparência, não permitindo a melhor visão, ou porque é necessário eliminar uma membrana epirretiniana que teima em deformar a mácula.
Por si só, o vítreo também sofre um processo de envelhecimento e as suas particularidades alteram-se. A substância gelatinosa e viscosa começa a ficar liquefeita, perde as suas características originais e pode acabar por se desorganizar, dando lugar a um descolamento posterior do vítreo. A aparição de sombras móveis, as chamadas “moscas volantes”, de tamanho e formato variados ou o aparecimento de alguns flashes no campo visual periférico, são indicadores da existência de um provável descolamento do vítreo, situação que, por si só, deve justificar a observação por um médico oftalmologista.
Sempre que o cirurgião opta pela remoção do vítreo, em sua substituição é colocada uma solução líquida, com uma composição muito idêntica à do humor aquoso, basicamente composta por água e alguns sais minerais. A substituição é temporária, uma vez que esta solução balanceada desaparece ao fim de 8 a 10 horas, o tempo necessário para que o olho humano produza a quantidade necessária de humor aquoso, essencial e indispensável para manter a pressão e sustentação da retina.
São várias as situações que podem justificar a necessidade de remover o vítreo e a estas ainda se pode juntar a consequente remoção do cristalino, o que se denomina por cirurgia combinada. A prática cirúrgica já demonstrou que, nos casos em o vítreo é removido, existe uma probabilidade elevada de desenvolver catarata ou edema da mácula. É por esta razão que o cirurgião de retina opta por uma cirurgia combinada e que passa pela remoção do vítreo e do cristalino, no mesmo acto cirúrgico.
Em alternativa à remoção do vítreo, existe a chamada técnica clássica mas, neste caso, o cirurgião de retina ficará sempre com uma atuação muito limitada e com resultados provavelmente menos seguros. A técnica clássica é menos agressiva, mas também é indireta, uma vez que os gestos cirúrgicos apenas contornam o globo ocular, sem nunca entrar no seu interior, mas pode ser usada em alguns casos específicos, particularmente em doentes mais jovens, nos quais é necessário preservar a integridade do cristalino. No entanto, esta opção cirúrgica estará sempre condicionada pela complexidade do caso clínico e pela experiência do cirurgião.
Deixar um Comentário
Assim lendo, até parece fácil !… Obrigada por nós ”aproximar” desta cirurgia tão complexa e delicada.
ReplyQuero saber ser tem cirurgia para descolamento de retina passada.
ReplyPorque a minha visão do olho esquredo fica branco e eu não tenho visão
Não é muito clara a informação que nos envia, contudo, se está a referir-se a um descolamento de retina antigo, já não é possível fazer nada em termos de recuperação da funcionalidade desse olho, apenas em termos estéticos, contudo deve ser observado em consulta
ReplyBoa tarde.
ReplyHá 9 anos fui diagnosticada com uveite após um traumatismo na cabeça, do qual eu não consigo comprovar que a uveite sucedeu deste acontecimento . Mais tarde desenvolvi catarata e fui operada há 5 anos. No entanto após a operação fiquei sem ver e parece que dentro do meu olho a lente mexe e sinto um desconforto. Já fui a outros médicos que me disseram que foi devido à cirurgia, que a camada gelatinosa do meu olho ficou liquida. Causa-me um transtorno enorme porque toda a gente pergunta-me porque o olho que treme.
No ano passado tive que limpar a lente a laser porque a médica disse que estava suja.
Agora fui a um oftsmoligusta que me disse que isso era o que diziam nas que não era assim e fiquei sem entender o que queria dizer.
Gostava de saber o que aconteceu na verdade para o olho estar assim e o que poderá ser feito.
Obrigado
Bom dia Carlos Ramos, A descrição que faz não é suficiente para a esclarecermos. Deveria agendar uma consulta, para percebermos se é viável melhorar a sua visão e o mau-estar que descreve. Caso tenha interesse numa marcação poderá contatar-nos pelo número 239 802701/2
ReplyBoa tarde. Fez este dia 4 de Janeiro, que fui operada pelo Dr .Travassos a um descolamento de retina. Graças a ele, fiquei a ver bem, sem qualquer "recaída". Ultimamente, vejo um peno ponto preto, que aparece e desaparece, como se andasse a boiar no olho, mas que não é permanente. Não tenho flashes nem nada. Gostaria de saber se é normal. Grata
ReplyBoa tarde Daniela, se não tiver/sentir alterações na visão não será caso para preocupação.Podemos ainda sugerir uma consulta de avaliação para dissipar todas as suas dúvidas. O número do secretariado clínico é 239 802701/2.
ReplyBoa tarde,
A 20.01.2020 (após ruptura com descolamento de retina) fui sujeito a uma vitrectomia. Nesta data no inicio da 8ª semana ainda tenho um pouco de gás C3F8 no interior da vista. O qual considero normal.
ReplyOcorre que a visão está distorcida e "baça", é normal? Até que periodo de tempo é expectavel uma melhoria significativa? Muito obrigado
Boa tarde José, pode ser uma situação normal, mas sugerimos uma observação em consulta.
ReplyMeu neto de 9 meses de idade, fará esta cirurgia na próxima semana, pois ele já nasceu com catarata e fez 2 cirurgias mas, os médicos não conseguem ver seu fundo de olho. Estou bem preocupada!
ReplyEfectivamente essa é uma cirurgia complicada, que só deve ser feita por cirurgiões altamente diferenciados e com treino cirúrgico em bebés.
ReplyEsta cirurgia também é indicada pra pessoas que tem pouca visao? E que sofrem de perda progressiva de visao? Muito obrigada
ReplyA perda progressiva de visão acontece por diferentes causas. A forma como coloca a questão não é suficiente para lhe dar uma resposta específica. A pessoa em causa deve ser observada por um oftalmologista.
ReplyBoa noite!
ReplyEm Dezembro eu fui submetida a uma cirurgia URGENTE devido a descolamento de retina no Hospital Cema. O médico disse que minha retina furou e vazou líquido, a qual meu grau era 13, 50 olho esquerdo! Após o período determinado pelo meu médico voltei para consulta e ele disse agora você precisa operar a catarata!
Pois bem dia 04/04/16 fui operada e colocaram a lente intraocular importada. Dia 29/04 voltei em consulta e o médico disse que tenho que fazer exame yag laser!
Estou assustada. Isto significa que houve erro médico?
Sem uma avaliação e observação em consulta não podemos afirmar se os procedimentos seguidos são ou não os corretos. A explicação para os vários procedimentos e intervenções terão de ser dados pelo cirurgião que a acompanha.
ReplyOk Dr.
ReplyEste exame yag laser é seguro?
Após isto minha visão deixa de ficar turva,
Este exame seria para limpar meu olho esquerdo!
Desde já agradeço
O laser yag pode ser usado para limpar a cápsula, penso que deve ser isso que refere e questiona.
ReplyPreciso de uma orientação. As “moscas volantes”, como são chamadas as sombras móveis que passam sempre quando se muda a direção do olhar (especialmente na claridade), só podem ser removidas com a intervenção dessa cirurgia? É possível que elas desapareçam com o tempo? Já me consultei com oftalmologistas que fizeram o mapeamento da minha retina e viram que está tudo bem. Da última vez, o médico disse que o gel do vítreo se liquefez, mas que não deveria me preocupar pois isso é algo inofensivo. No entanto é algo que me incomoda de certa forma. O que fazer?
ReplySim, é possível que as “moscas volantes” de que fala desapareçam com o tempo, acabando por sair do eixo visual. Uma cirurgia pode ajudar a resolver este problema contudo, por regra, não se justifica.
ReplyBoa noite tenho mosca volante, é muito chato queria tirar mas tenho medo.
ReplyA intervenção cirúrgica pode não se justificar. Normalmente, após um período de tempo, as pessoas acabam por se habituar à presença da “mosca”, notando menos a sua presença. Contudo, se desejar uma consulta de avaliação da sua situação deverá contactar-nos pelos números 239.802701/2
ReplyBom dia fazem exame a retina? Tenho moscas volantes há 7 anos fui na semana passada ao oftalmologista, mas quero fazer um exame à retina Para ficar tranquilo.
ReplyBoa tarde, sim temos todo o equipamento que existe para qualquer tipo de exame de oftalmologia. Deverá agendar uma consulta, pelo 239 802701/2 e será no âmbito dessa consulta que são feitos os exames.
ReplySou diabética e tenho retinopatia há alguns anos. Tive uma hemorragia num olho e fiz vitrectomia. Correu mto bem,não houve qualquer consequência. Mas no outro olho comecei por ter uma hemorragia de 4 em 4 meses e agora tenho tido com intervalos de 1 semana e meia. Está prevista vitrectomia neste olho..mas desde a ultima hemorragia q foi há 10 dias não parece ter havido a diminuição do sangue “a boiar” que costumo ter. Parece-me até todos os dias haver uns fios pretos novos no centro da visão…queria saber se é possível sangrar diariamente? Ou se isto é apenas o sangue a boiar..espero ser operada numa questão de semanas..obrigada
ReplyPela situação exposta, a equipa de oftalmologia do CCC sugere que deve ser observada, devendo ser necessário recorrer a cirurgia que, como refere, já está agendada.
Reply