É ao médico que compete esclarecer sobre o diagnóstico, o procedimento cirúrgico recomendado, possíveis riscos e tempo de internamento previsto.
O custo da cirurgia, o dia de internamento e as recomendações necessárias ao pré-internamento também são fornecidos nesse momento, pelo seu médico ou pela assistente de consultório. Fique com a certeza de que o médico-cirurgião que o/a acompanhou e propôs a intervenção cirúrgica é a mesma pessoa que irá realizar a operação.
Após a marcação do dia da cirurgia e depois de partilhada esta informação com o nosso Bloco Operatório, um profissional de saúde irá estabelecer um primeiro contacto telefónico. Esse é um bom momento para esclarecer as dúvidas que ainda possam existir sobre os procedimentos para a véspera da cirurgia. Serão feitas alertas sobre a toma da medicação, alimentação e higiene pessoal (banho).
A maquilhagem e as lentes de contacto devem ser retiradas dois dias antes do internamento, caso a intervenção programada seja da área da Oftalmologia.
No dia do internamento, deve trazer os objetos de higiene pessoal, mas também todos os exames de diagnóstico (TAC, RX, ressonância ou ecografia) e análises clínicas recentes que estejam na sua posse. Deve ainda saber indicar quais os medicamentos que está a tomar e informar se teve episódios de alergia a algum medicamento, alimento e/ou produto (como o latex). Nesse mesmo dia de manhã, deve aproveitar o momento da higiene pessoal para retirar todos os adereços, como verniz de unhas, joalharia e piercing’s. Por fim, deve ter em atenção que lhe será exigido um período de jejum, cerca de 6 horas antes da cirurgia, pelo que nem água deve beber.
A indicação da hora de entrada no serviço de internamento não é de todo coincidente com a hora de entrada no bloco operatório. Irá aperceber-se que há um espaço de tempo (de algumas horas) destinado a rotinas de enfermagem e cuidados devidamente protocolizados, incluindo a higiene pessoal, como a toma de banho que antecede o momento da cirurgia. O enfermeiro que o vai acompanhar durante a cirurgia fará uma visita pré-operatória e dará início à aplicação da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, uma das nossas medidas de segurança que implementámos para evitar erros ou eventos adversos. É por essa razão que lhe serão feitas várias perguntas, não porque não tenhamos as respostas, mas apenas porque queremos confirmar toda a informação que consta no seu processo clínico.
Deve aproveitar esta proximidade com o profissional de enfermagem e retirar as dúvidas que ainda possam persistir. Os enfermeiros estão também disponíveis para explicarem os procedimentos que se seguem, como seja, a monitorização dos sinais vitais, o tipo de anestesia ou os posicionamentos que poderão ser necessários durante a intervenção. Acreditamos que um doente informado será sempre um doente mais seguro e colaborante.
Antes da entrada no bloco operatório, deve retirar as próteses dentárias e todo o tipo de joalharia que ainda possa ter e necessita vestir uma roupa apropriada, que lhe será facultada.
No final, os seus familiares podem ser informados sobre como decorreu a cirurgia.
A entrada no Serviço de Internamento do Centro Cirúrgico de Coimbra é feita pelas assistentes de receção, que vão solicitar documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade), documento comprovativo do seguro ou convenção e um depósito de caução. É também nesse momento que deve optar pelo tipo de alojamento disponível (suite, quarto individual ou quarto duplo). A indicação da hora de entrada no Serviço de Internamento não é de todo coincidente com a hora de entrada no bloco operatório. Existirá sempre um espaço de tempo de algumas horas, necessário para as rotinas de enfermagem e para os cuidados necessários e fundamentais para uma cirurgia segura
O Centro Cirúrgico de Coimbra disponibiliza internamento em quarto com alojamento em suite, quarto individual e quarto duplo. A qualidade das condições hoteleiras do nosso internamento é assegurada pelos nossos profissionais de saúde e outros serviços internos, como seja, a lavandaria e cozinha, receção e secretaria.
A cozinha do Centro Cirúrgico de Coimbra está apta a elaborar os diferentes tipos de dieta alimentar, de acordo com a prescrição feita pelo médico responsável pelo internamento e sob a orientação de um endocrinologista. O sistema de Gestão da Qualidade permite a rastreabilidade dos alimentos servidos durante o período de internamento.
No internamento, as refeições começam a ser servidas nos seguintes horários:
Pequeno-almoço: 8h30
Refeição ligeira: 11h00
Almoço: 12h30
Lanche: 16h30
Jantar: 19h30
Ceia: 22h30
O acompanhante do doente pode realizar as suas refeições no quarto, caso tenha sinalizado essa preferência, ou no nosso Bar/Restaurante, localizado no piso principal do mesmo edifício, que funciona das 8h30 às 19h00 (encerra ao fim-de-semana).
O período compreendido entre o momento de admissão e as 12 horas do dia seguinte é considerado uma diária e inclui a prestação de cuidados, alojamento, refeições e outros serviços de hotelaria.
No dia da alta clínica concedemos uma tolerância na hora da saída, até às 14 horas, sendo apenas cobrados como extra diária os custos do consumo efetuado nesse período extra (alimentação, terapêutica e tratamentos).
Horário
O horário normal de visitas funciona entre as 11h e as 20h, fora deste período, as visitas só podem ser autorizadas pelo enfermeiro responsável.
Acesso ao internamento: As visitas podem ser sempre condicionadas por razões clínicas ou por recusa do próprio doente. A entrada de uma pessoa por quarto está reservada apenas aos familiares mais próximos (linha direta). A visita de crianças a doentes internados deve ser avaliada pelos profissionais de saúde.
Tempo de permanência: Uma hora.
Visita alargada (no dia da cirurgia): O doente tem a opção de escolher uma pessoa da sua referência, que pode permanecer no quarto durante um período mais alargado.
O preço de toda e qualquer intervenção cirúrgica só pode ser fornecido depois de o médico assistente ter feito uma avaliação em consulta. Após o diagnóstico clínico, o médico fornece as informações necessárias para construir uma proposta de orçamento. Os custos de internamento têm em conta a opção de alojamento escolhida por cada doente (suite, quarto individual ou quarto duplo).