A entrada de acompanhantes continua condicionada a uma pessoa por doente, com exceção dos menores de idade, que podem entrar com os progenitores.
No início da consulta de uma qualquer especialidade médica pode ser confrontado, no momento do cumprimento, com um aviso de que não o deve fazer com um aperto de mão. É uma salvaguarda, porque os protocolos de segurança clínica e de controlo de infeção recomendam que se evite o contacto físico, para banir eventuais contágios.
Para as várias especialidades médicas recomenda-se ainda que seja portador dos exames e/ou análises que possam interessar para a avaliação e diagnóstico, sob pena de ter de repetir alguns ou ter de voltar para que o médico possa ficar mais esclarecido.
Note que o custo de procedimentos adicionais e/ou exames feitos no âmbito de uma consulta não estão contemplados no preço fixado para cada consulta. Esses valores extra são fornecidos pelo seu médico assistente.
A marcação de uma consulta é agendada para uma determinada hora que, por vezes, pode sofrer alterações. O tempo médio de duração de uma consulta é variável, pelo que apenas podemos apresentar previsões do horário. A gestão e duração da consulta são sempre da responsabilidade do médico da especialidade e são vários os fatores que podem alterar o horário inicialmente previsto.
Quando é feita a marcação da consulta não nos é possível antever as patologias e necessidades dos doentes, que podem passar apenas pela necessidade de falar exaustivamente sobre os seus males, pela prescrição de algum tratamento imediato ou pela necessidade de realizar exames de diagnóstico.
Entendemos que a prestação de cuidados em saúde é um acto que envolve o ser humano e que, para resultar em eficiência, deve existir um pacto perfeito entre médico e doente. Admitimos que não será legítimo que as consultas sejam feitas por cronómetro, nem tão pouco que se apresse uma consulta só porque outro doente ainda espera na sala.
Se optou por uma consulta de Oftalmologia, sugerimos que não conduza no regresso para casa, pelo que deve vir acompanhado. Isto porque pode necessitar de fazer exames complementares de diagnóstico que exigem a dilatação da pupila, o que altera a sua capacidade de visão temporariamente e por um período que pode ir até seis horas. O mesmo pode acontecer nas sucessivas consultas de avaliação ou de seguimento, pela necessidade de confirmar e documentar a evolução de toda a situação.
O Centro Cirúrgico tem a capacidade de proporcionar a realização de exames de diagnóstico no próprio dia da consulta de Oftalmologia e, por esse motivo, nunca deverá vir com pressa, porque este é um processo que exige disponibilidade de tempo do doente e acompanhante.
Recomenda-se ainda que, caso seja um doente diabético, traga consigo os resultados das análises realizadas recentemente, uma vez que o controle da glicémia é um indicador importante para uma boa avaliação da sua situação clínica.