• [ATUALIZADO] Plano Covid19 – Guia de segurança e proteção

  • CONSULTAR GUIA
  • Marcar Consulta Por Telefone

    Ligue-nos e marque a sua consulta com toda a facilidade e em poucos minutos.
    +351 239 802 700
  • Marcar Consulta Online

    Marque a sua consulta com toda a facilidade e receba rapidamente no seu email a confirmação.
    MARCAR CONSULTA
  • Marcar Exame Online

    Marque o seu exame com toda a facilidade e receba rapidamente no seu email a confirmação.
    MARCAR EXAME

A marcação de uma consulta é agendada para uma determinada hora que, por vezes, pode sofrer alterações. O tempo médio de duração de uma consulta é variável, pelo que apenas podemos apresentar previsões do horário. A gestão e duração da consulta são sempre da responsabilidade do médico da especialidade e são vários os fatores que podem alterar o horário inicialmente previsto.

Quando é feita a marcação da consulta não nos é possível antever as patologias e necessidades dos doentes, que podem passar apenas pela necessidade de falar exaustivamente sobre os seus males, pela prescrição de algum tratamento imediato ou pela necessidade de realizar exames de diagnóstico.

Entendemos que a prestação de cuidados em saúde é um acto que envolve o ser humano e que, para resultar em eficiência, deve existir um pacto perfeito entre médico e doente. Admitimos que não será legítimo que as consultas sejam feitas por cronómetro, nem tão pouco que se apresse uma consulta só porque outro doente ainda espera na sala.

Atendimento Permanente:

É o doente o centro de todas as nossas atenções. Se assim não fosse não faria sentido o atendimento médico permanente assegurado pela medicina geral e familiar e pela psiquiatria.

Durante a semana, fins-de-semana e dias de feriado estas especialidades proporcionam atendimento de situações urgentes, inesperadas e inadiáveis.

Nos dias de semana e nas horas normais de expediente, as situações de atendimento permanente terão de ser conciliadas com as situações de consulta normal, pelo que não existe um atendimento imediato. Ainda aos dias de semana e para as especialidades de Ortopedia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia há a possibilidade de atendimento de situações imprevisíveis e que requerem um atendimento emergente.

Oftalmologia

Se optou por uma consulta de Oftalmologia, sugerimos que não conduza no regresso para casa, pelo que deve vir acompanhado. Isto porque pode necessitar de fazer exames complementares de diagnóstico que exigem a dilatação da pupila, o que altera a sua capacidade de visão temporariamente e por um período que pode ir até seis horas. O mesmo pode acontecer nas sucessivas consultas de avaliação ou de seguimento, pela necessidade de confirmar e documentar a evolução de toda a situação. 

O Centro Cirúrgico tem a capacidade de proporcionar a realização de exames de diagnóstico no próprio dia da consulta de Oftalmologia e, por esse motivo, nunca deverá vir com pressa, porque este é um processo que exige disponibilidade de tempo do doente e acompanhante.

Recomenda-se ainda que, caso seja um doente diabético, traga consigo os resultados das análises realizadas recentemente, uma vez que o controle da glicémia é um indicador importante para uma boa avaliação da sua situação clínica.

Informação Geral

No início da consulta de uma qualquer especialidade médica pode ser confrontado, no momento do cumprimento, com um aviso de que não o deve fazer com um aperto de mão. É uma salvaguarda (não é falta de educação, nem ausência de simpatia), porque os protocolos de segurança clínica e de controlo de infeção recomendam que se evite o contacto físico, para banir eventuais contágios.

Para as várias especialidades médicas recomenda-se ainda que seja portador dos exames e/ou análises que possam interessar para a avaliação e diagnóstico, sob pena de ter de repetir alguns ou ter de voltar para que o médico possa ficar mais esclarecido.