O Centro Cirúrgico de Coimbra reforçou a sua capacidade de exames de diagnóstico de oftalmologia com a instalação de mais um optomap, o equipamento que permite a captação e visualização de toda a retina. O primeiro equipamento deste género, na altura o único no país, foi instalado em março de 2009 mas, a necessidade de documentar bem todos os doentes que nos procuram e a importância deste tipo de exame para se chegar ao melhor diagnóstico, são razões mais que suficientes para justificar a opção pelo reforço, duplicando o optomap.

O equipamento é um retinógrafo de última geração, que permite realizar retinografias, o único tipo de exame que possibilita captar imagens da retina em tempo real, sendo por isso um exame base para a avaliação de qualquer alteração no interior do olho humano.

A esta capacidade e característica, o optomap acumula ainda a enorme vantagem de captar, numa só imagem, uma visualização da retina, em que cada imagem tem um ângulo de 200 graus, abrangendo assim as extremidades periféricas e ultrapassando as limitações dos retinógrafos normais, que não vão além dos 50 graus de ângulo de captação. As imagens do exame são fornecidas a cores e podem ser valorizadas com a separação da cor, o que permite visualizar as diferentes camadas da retina

Este optomap recorre a um sistema de varrimento por laser e apresenta-se como um sistema versátil, permitindo ainda a captação de imagens de angiografia, um outro exame de diagnóstico necessário sempre que se pretende conhecer o comportamento dos vasos sanguíneos, mas também a captação de imagens em autofluorescência, revelando eventuais lesões no epitélio pigmentado.

Com este exame de diagnóstico, o médico oftalmologista poderá intervir mais cedo, solucionando determinadas patologias, antes que evoluam para uma situação mais grave, quando já surgem alterações na visão central.

Deixar um Comentário