Junta-se a corrida, os saltos, o exercício com o peso do corpo e a ginástica. Acrescentam-se as barras, as argolas e o remo e temos o CrossFit, um programa de treino em que os exercícios propostos são adaptados a cada um, sem limite de idade.

Na última década verificou-se um aumento significativo da atividade física. Em todas as cidades, vilas ou aldeias encontramos grupos de pessoas a caminhar, a correr…sozinhas ou em grupo, de dia ou de noite, diariamente ou num dia agendado na semana. Junte-se ainda os grupos de trail e, claro, o CrossFit. Podemos dizer que o desporto está na moda e ainda bem, porque faz bem.

O CrossFit é recente em Portugal e a primeira “box” foi inaugurada há pouco mais de 3 anos, mas a marca, CrosFit.Inc, é original da Califórnia (EUA) e foi criada em 1996. Em poucos anos, este tipo de treino ganhou popularidade, expandiu-se à Europa e, no nosso país, já não faltam adeptos e boxs. Coimbra tem três.

Mas o que é isto do CrossFit? Simples. É um programa de exercícios funcionais de força e condicionamento e que, principalmente, mistura exercício aeróbico, ginástica (exercícios de peso corporal) e levantamento de peso olímpico. Difícil? Não. Não existe limite de idade para este tipo de treino que permite proporcionar a mais completa adaptação fisiológica, independentemente da idade ou do nível físico. É preciso sim, adaptação ao nível de cada um dos participantes.

O CrossFit baseia o treino em movimentos funcionais constantemente variados, executados em alta intensidade através de um período de tempo alargado e de forma distintas. O programa tem como finalidade melhorar a capacidade física, através de variados exercícios, como corrida, saltar à corda, carregar bolas com pesos variados, exercícios com barra, remar, exercícios apenas com o peso corporal e exercícios de ginástica utilizando barras suspensas e argolas. Resumidamente, este é um treino feito em alta intensidade e constantemente variado. Isto é, sem monotonia.

Desenvolver e melhorar todas as capacidades físicas é o objetivo do CrossFit, sendo de esperar progressos em termos de resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, velocidade e coordenação, entre outros. Sempre com base num treino variado de movimentos naturais e funcionais.

Feito com acompanhamento e depois de cumpridas as regras de avaliação física e de pesquisa de problemas de saúde, este tipo de treino pode ser adaptado a todas as pessoas, mesmo as que possam ter algumas limitações.

Está provado que este treino melhora e aumenta a capacidade física e aumenta a massa muscular. O risco de lesão deve ser prevenido, tal como deve ser feito em qualquer outra modalidade ou atividade física. Como em qualquer outro exercício, o treino deve ser feito primeiro com técnica e qualidade e só posteriormente se deve aumentar a intensidade da carga. Também neste caso, a percentagem de lesões está diretamente relacionada com a má execução técnica e não propriamente com o tipo de treino.

Habitualmente, o treino tem uma duração de 45 a 60 minutos, que são divididos em quatro momentos:

1. Aquecimento

2. Trabalho de força ou técnica

3. “WOD” – workout of de day – Treino do dia

4. Alongamentos

O “wod” ou o “treino do dia” é a base do Cross-Fit e consiste na fase de treino de maior intensidade em que cada atleta se tenta superar a si próprio, quer pela qualidade do movimento requerido, quer pelo número de repetições, quer pelo tempo em que realiza a tarefa proposta. É aqui que a monotonia de um qualquer treino em ginásio é quebrada, porque na modalidade CrossFit um treino nunca é igual a outro.

A minha experiência pessoal corrobora isso mesmo. As aulas são sempre diferentes, o que torna este treino estimulante, sendo igualmente relevante o apoio individualizado e personalizado que é dado a cada aluno. Se assim não fosse, confesso que eu já teria desistido. Não por não gostar, mas porque no início sentia dificuldade em executar alguns dos exercícios propostos. Engano meu. Ficou demonstrado que a ajuda interpessoal e o trabalho de equipa são condições necessárias a um bom desempenho no CrossFit, um treino diferenciado e desafiador, completo e altamente eficiente.

Ana Inês

(médica ortopedista)

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