A ameaça mantém-se, mas o nível de risco mudou. É agora possível alterar o nosso Plano de Segurança e Proteção.

 

  • Profissionais vacinados e testados

    Os nossos profissionais já completaram o esquema vacinal previsto e, cumulativamente, são testados semanalmente. O Centro Cirúrgico de Coimbra cumpre assim a responsabilidade acrescida que assumiu de garantir a proteção de todos os que precisam dos nossos cuidados.


  • Acessos /triagem

    O acesso mantém-se condicionado por uma triagem. O processo é obrigatório e insistimos no cumprimento das 3 regras de segurança e proteção obrigatórias:

    – Distância segura;

    – Higienização das mãos

    – Uso de máscara (oferecemos uma máscara à entrada)

    É recomendado que traga o mínimo de objetos pessoais e não deve trazer carteira, bolsa, mochila ou outros objetos idênticos. É necessário trazer Cartão de Cidadão ou documento com identificação, cartão de beneficiário e cartão multibanco.


  • Posso acompanhar um doente?

    A entrada de um acompanhante nas consultas médicas está autorizada, mas ficará sempre condicionada à lotação da sala de espera. O acompanhante não deve trazer carteira, mochila ou qualquer outro tipo de saco e terá acesso às nossas instalações após triagem.



  • O bar está aberto?

    Sim está, mas com limitações na ocupação de espaço. É permitido o acesso interno e externo, este último via “postigo”. Se pretender fazer uma encomenda antecipada, pode telefonar para o 239 802 585, número exclusivo e de contacto direto para o bar.


  • WC – Casas de Banho individuais?

    A utilização dos espaços comuns das casas de banho é individual, pelo que deve respeitar a sinalização existente de «Livre» ou «Ocupado», aguardando pela disponibilidade. Existe um wc público no exterior, junto ao parque de estacionamento e temos outro ainda em construção, junto à Imagiologia.


  • Pagamento

    O pagamento de todos os serviços (consultas/exames/bar/cirurgias) deve ser feito com cartão multibanco, preferencialmente. A opção contactless está ativa em alguns terminais, mas ainda não conseguimos alargar esta aplicação. Todos os terminais de pagamento e as esferográficas, que disponibilizamos para assinatura de documentos, são higienizados no momento de entrega.


  • Entrada no edifício 1


    É no Edifício 1 (amarelo) que se concentram as consultas de Oftalmologia e ainda algumas de Otorrinolaringologia (Dr. Jorge Miguéis e Dr.ª Vera Soares), mas também o bar, o internamento e a secretaria.

    O acesso /triagem faz-se pela porta principal –  visível logo à entrada do Centro Cirúrgico de Coimbra. Caso acompanhe uma pessoa com dificuldade de mobilidade, pode optar por parar ali mesmo, seguindo posteriormente para o estacionamento. Sugerimos que, logo à entrada, ouça as indicações que são dadas pelo segurança. A saída para o exterior será feita por uma das duas portas de emergência que servem esse edifício.


  • Entrada no Edifício 2

    Todas as outras especialidades médicas e cirúrgicas, mas também os exames de Cardiologia e de Otorrinolaringologia estão localizadas no Edifício 2 (branco). O acesso é feito pela porta principal do Edifício 2, em frente ao IC e a saída é feita pela porta de emergência, localizada na posição oposta.


  • Pediatria

    Com um espaço físico autónomo, os utilizadores da Pediatria são, desde sempre, alvo de cuidados especiais e diferenciados, com um apoio logístico e permanente do secretariado afeto a este espaço. A entrada no edifício faz-se pela porta principal e o circuito de saída pela porta de emergência.


  • Imagiologia/Radiologia


    A Radiologia/Imagiologia tem um acesso individualizado e um posto de triagem próprio. O acesso é feito pela porta de vidro, junto à rotunda que existe dentro do Cento Cirúrgico de Coimbra e a saída pode ser feita por uma das duas portas de emergência.

    Nas situações em que apenas precisa levantar o resultado de um exame, deverá cumprir esse mesmo acesso e passar pelo posto de triagem. É por isso que recomendamos que, em alternativa e sempre que for possível, leve consigo o resultado no próprio dia do exame ou solicite o envio via CTT.

  • Visitas autorizadas?

    Sim, estão autorizadas a apenas uma pessoa por doente. Contudo, como terá acesso ao Internamento, é exigida a apresentação de um teste COVID-19, realizado nas últimas 24 h00 e com resultado negativo. É ainda permitido que, durante todo o tempo de internamento, o doente possa ficar acompanhado por familiar ou pessoa por si eleita.


  • Quem deve fazer teste COVID?

    A estadia no Internamento do Centro Cirúrgico de Coimbra está sempre sujeita à realização de um teste PCR à COVID-19 (SARS-CoV2) e a realização de qualquer intervenção está sujeita à apresentação de um resultado negativo. Se o doente optar por ficar com um acompanhante, é exigido que ambos apresentem o resultado do referido teste.

    O mesmo é exigido aos doentes que fazem alguns exames de diagnóstico (como colonoscopias e endoscopias) e, neste caso, solicitamos que nos seja apresentado pelo menos o resultado de um teste rápido, com colheita feita no próprio dia).  


  • Teste rápido e teste PCR onde fazer?


    1) Teste PCR (TAAN) pode ser prescrito pelo seu médico de família e, nesse caso, não terá qualquer encargo, uma vez que o teste é gratuito. Se realizar este teste num laboratório privado na área da sua residência e sem prescrição do médico de família terá de pagar o teste na totalidade (Lab. Beatriz Godinho: teste PCR 100 euros).


    2)  Teste rápido (TRAg) deve ser realizado no próprio dia em laboratórios privados da área da sua residência (Beatriz Godinho: preço do teste rápido 40 euros); postos da Cruz Vermelha ou Centro Cirúrgico de Coimbra. Para realizar o teste no Centro Cirúrgico deve fazer uma marcação e o teste custa-lhe 20 euros). O resultado deste teste é apurado em 30 minutos, mas deve questionar sempre quando é entregue o relatório escrito onde consta o resultado.


​A sua segurança é o nosso objetivo e missão.
Vamos fazê-lo juntos.

Deixar um Comentário