A ameaça mantém-se, mas o nível de risco mudou. É agora possível alterar o nosso Plano de Segurança e Proteção.

 

  • Profissionais vacinados e testados

    Os nossos profissionais completaram o esquema vacinal previsto e, cumulativamente, estão a ser testados periodicamente. O Centro Cirúrgico de Coimbra cumpre assim a responsabilidade acrescida que assumiu de garantir a proteção de todos os que precisam dos nossos cuidados.


  • Acessos /triagem

    O acesso mantém-se condicionado por uma triagem. O processo é obrigatório e insistimos no cumprimento das 3 regras de segurança e proteção:

    – Distância segura;

    – Higienização das mãos

    – Uso de máscara (oferecemos uma máscara à entrada)

    É recomendado que traga o mínimo de objetos pessoais, mas deve ter na sua posse o Cartão de Cidadão ou documento com identificação, cartão de beneficiário e cartão multibanco.


  • Posso acompanhar um doente?

    A entrada de um acompanhante nas consultas médicas está autorizada, mas ficará sempre condicionada à lotação da sala de espera. 


  • O bar está aberto?

    Sim está, mas com limitações na ocupação de espaço. É permitido o acesso interno e externo, este último via “postigo”. Se pretender fazer uma encomenda antecipada, pode telefonar para o 239 802 585, número exclusivo e de contacto direto para o bar.


  • WC – Casas de Banho individuais?

    A utilização dos espaços comuns das casas de banho é individual, pelo que deve respeitar a sinalização existente de «Livre» ou «Ocupado», aguardando pela disponibilidade. No exterior, existem dois equipamentos de WC públicos, um junto ao parque de estacionamento e outro junto à entrada da Imagiologia.


  • Pagamento

    O pagamento de todos os serviços (consultas/exames/bar/cirurgias) deve ser feito com cartão multibanco, preferencialmente. A opção contactless está ativa em alguns terminais, mas ainda não conseguimos alargar esta aplicação. Todos os terminais de pagamento e as esferográficas, que disponibilizamos para assinatura de documentos, são higienizados no momento de entrega.


  • Entrada no edifício 1


    É no Edifício 1 (amarelo) que se concentram as consultas de Oftalmologia e ainda algumas de Otorrinolaringologia (Dr. Jorge Miguéis e Dr.ª Vera Soares), mas também o bar, o internamento e a secretaria.

    O acesso /triagem faz-se pela porta principal –  visível logo à entrada do Centro Cirúrgico de Coimbra. Caso acompanhe uma pessoa com dificuldade de mobilidade, pode optar por parar ali mesmo, seguindo posteriormente para o estacionamento. Sugerimos que, logo à entrada, ouça as indicações que são dadas pelo segurança. A saída para o exterior será feita por uma das duas portas de emergência que servem esse edifício.


  • Entrada no Edifício 2

    Todas as outras especialidades médicas e cirúrgicas, mas também os exames de Cardiologia e de Otorrinolaringologia estão localizadas no Edifício 2 (branco). O acesso é feito pela porta principal do Edifício 2, em frente ao IC e a saída é feita pela porta de emergência, localizada na posição oposta.


  • Pediatria

    Com um espaço físico autónomo, os utilizadores da Pediatria são, desde sempre, alvo de cuidados especiais e diferenciados, com um apoio logístico e permanente do secretariado afeto a este espaço. A entrada no edifício faz-se pela porta principal e o circuito de saída pela porta de emergência.


  • Imagiologia/Radiologia


    A Radiologia/Imagiologia tem um acesso individualizado e um posto de triagem próprio. O acesso é feito pela porta de vidro, junto à rotunda que existe dentro do Cento Cirúrgico de Coimbra e a saída pode ser feita por uma das duas portas de emergência.

    Nas situações em que apenas precisa levantar o resultado de um exame, deverá cumprir esse mesmo acesso e passar pelo posto de triagem. É por isso que recomendamos que, em alternativa e sempre que for possível, leve consigo o resultado no próprio dia do exame ou solicite o envio via CTT.

  • Visitas autorizadas?

    Sim, estão autorizadas a apenas uma pessoa por doente. Contudo, como essa pessoa terá acesso ao Internamento, é exigida a apresentação de um teste COVID-19, realizado nas últimas 48h00 e com resultado negativo. É ainda permitido que, durante todo o tempo de internamento, o doente possa ficar acompanhado por familiar ou pessoa por si eleita.


  • Quem deve fazer teste COVID?

    A estadia no Internamento do Centro Cirúrgico de Coimbra está sempre sujeita à realização de um teste PCR à COVID-19 (SARS-CoV2) e a realização de qualquer intervenção está sujeita à apresentação de um resultado negativo. Se o doente optar por ficar com um acompanhante, é exigido que ambos apresentem o resultado do referido teste.

    O mesmo é exigido aos doentes que fazem alguns exames de diagnóstico (como colonoscopias e endoscopias) e, neste caso, solicitamos que nos seja apresentado pelo menos o resultado de um teste rápido, com colheita feita no próprio dia).  


  • Teste rápido e teste PCR onde fazer?


    1) Teste PCR (TAAN) pode ser prescrito pelo seu médico de família e, nesse caso, não terá qualquer encargo, uma vez que o teste é gratuito. Se realizar este teste num laboratório privado na área da sua residência e sem prescrição do médico de família terá de pagar o teste na totalidade.


    2)  Teste rápido (TRAg) deve ser realizado no próprio dia em laboratórios privados da área da sua residência ou no Centro Cirúrgico de Coimbra, mediante marcação. Aqui, este teste custa-lhe 20 euros. O resultado deste teste é apurado em 30 minutos, mas deve questionar sempre quando é entregue o relatório escrito onde consta o resultado.


​A sua segurança é o nosso objetivo e missão.
Vamos fazê-lo juntos.

Deixar um Comentário