A iniciativa “Ao final da tarde” regressa ao Centro Cirúrgico de Coimbra, no próximo dia 26 de janeiro, pelas 17h00, com a presença da professora catedrática Maria Beatriz Rocha-Trindade. É da sua responsabilidade a introdução do ensino da Sociologia das Migrações em Portugal, sendo também autora de inúmeros estudos sobre a migração, um percurso académico que já foi reconhecido em Portugal e França, com a atribuição de altas distinções, pelo pioneirismo na investigação sobre a temática das migrações.

Nesta primeira conversa de 2024, Maria Beatriz Rocha-Trindade irá abordar a dinâmica populacional que se estendeu pelo mundo e ao longo da sequência dos tempos, populações que hoje ocupam uma geografia própria, constituindo o mapa territorial correspondente à fixação da Diáspora Portuguesa. As diversas modalidades de vida que caracterizam a diversidade de cada um dos núcleos que a integram, mantendo publicamente esse reconhecimento de «pertença» a uma mesma origem nacional, acompanham a adoção e partilha de muitos dos elementos culturais que pautam o respetivo viver quotidiano.

“Desconhecer este fenómeno social – a sua existência, as suas componentes, de onde partiram e os destinos encontrados por aqueles que em muitos casos ainda neles se mantêm, as formas de interação existentes entre o «cá» e o «lá» – mas, sobretudo, descobrir as marcas que evocam a ligação emocional existente, tanto aquelas que publicamente assinalam esse laço afetivo ou que no íntimo continuam a mantê-la, será ignorar uma parcela significativa da História populacional do país”, explica-nos a Professora Catedrática. 

E porque «sem se conhecer não se pode compreender nem amar», é esta segura convicção que  tem continuadamente conduzido Maria Beatriz Rocha-Trindade a estudar sob várias perspetivas esta mesma realidade, que considera importante e interessante, para «quem sendo português, ou mantendo essa ascendência em mente e no coração, continua a querer conservar-se como tal e nisso sente orgulho”.

Esta conversa que acontece “Ao final da Tarde” do próximo dia 26 de janeiro, pelas 17h00, é aberta ao público e geral e conta com a moderação de António Travassos, médico oftalmologista.

Até breve,

Deixar um Comentário