Um descolamento de vítreo é, à partida, uma situação benigna. A neuro adaptação irá facilitar a qualidade da visão e só em casos muito específicos é que o cirurgião recomenda uma vitrectomia.


Só damos conta que existe quando causa algum transtorno e, nas pessoas com mais de 65 anos, isso pode mesmo acontecer. Nessa idade, mais de metade da população pode apresentar queixas que preenchem um diagnóstico de descolamento de vítreo. As chamadas moscas volantes irritantes ou sombras móveis podem ser isso mesmo. À partida, a situação é benigna e inofensiva, uma vez que o descolamento do vítreo é um processo natural, próprio do envelhecimento.

A explicação é fisiológica, porque o vítreo, uma espécie de gel que preenche o interior do olho humano e que existe para proporcionar um efeito de amortecedor, também sofre um processo de envelhecimento e as suas particularidades alteram-se, começando a ficar liquefeito. É esta desorganização que leva ao aparecimento das moscas volantes e de queixas na qualidade da visão.

Normalmente, esta é uma situação benigna e a visão sofrerá um processo de neuro adaptação e, com o tempo, as moscas volantes poderão diminuir em número e sair do campo visual. Contudo, um descolamento de vítreo também pode exigir alguns cuidados e vigilância. Cabe ao oftalmologista avaliar a situação e fornecer o diagnóstico correto. Isto porque, ao descolar, as finas fibras que existem no vítreo e que estão ligadas à superfície da retina, podem puxar excessivamente, acabando por causar rasgos na periferia da retina, uma situação que pode culminar com um descolamento de retina. Neste caso, poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica urgente, aquilo que se designa por vitrectomia, que irá remover o vítreo, substituindo este gel natural por uma solução liquida, com uma composição muito idêntica ao humor aquoso. Basicamente, uma composição de água e alguns sais minerais. O olho humano tem a capacidade de, por si só, produzir humor aquoso, a substância que é essencial e indispensável para manter a pressão ocular e para sustentar a retina.

Se não existirem alterações ou doenças associadas, o descolamento de vítreo por si só não justifica seguir uma opção cirúrgica. Em princípio, a situação é benigna e a maior parte das pessoas não tem qualquer tipo de restrição para as atividades diárias.

Deixar um Comentário