Avisamos, desde já, que o vídeo não deve ser visto por pessoas mais sensíveis (as imagens cirúrgicas podem impressionar), mas antecipamos que o episódio terminou com um final feliz.

Tudo começou com um pequeno acidente automóvel, em que um dos veículos estava estacionado e com o vidro do condutor aberto. Foi a passagem de um segundo veículo e o choque entre os espelhos retrovisores que provocou um traumatismo no olho do condutor. Um pequeno pedaço do espelho (mas demasiado grande para uma estrutura como um olho – 19 milímetros de comprimento x 5 milímetros de largura) foi projetado para o interior do globo ocular e preencheu todo o espaço interior.

Era imperioso remover o corpo estranho, sem danificar as estruturas envolventes e foi isso que foi feito, em pouco mais de uma hora. Hoje, a capacidade de visão deste doente traumatizado é de 70%.

A cirurgia foi executada por António Travassos e o vídeo cirúrgico feito por Robert van Velze. O resultado final acabou por ser reconhecido num congresso internacional de traumatologia ocular, em Itália, onde recebeu o prémio de melhor vídeo cirúrgico.

Veja o vídeo em baixo!

 

Deixar um Comentário