Sim e não. O desmaio ou síncope pode ocorrer pelo menos uma vez na vida de todos nós. A repetição é que poderá ser preocupante e motivo de investigação clínica, porque as causas podem ser várias.

Qualquer um de nós pode desmaiar pelo menos uma vez na vida. Se assim for, será apenas um episódio, que pode ocorrer em jovens e em adultos saudáveis. Neste caso, a perda rápida de consciência e de postura, mantém-se durante 10 segundos. A recuperação será espontânea e não existem alterações na marcha, força ou fala. Este é o desmaio normal.

Pode surgir porque a pessoa está muito tempo em pé e imóvel, como é o caso dos soldados nas paradas militares e acontece porque os músculos das pernas não são utilizados e, por isso mesmo, não empurram o sangue para o coração. O mecanismo de compensação provoca uma queda de tensão arterial repentina e o desmaio acontece. Emoções extremas e súbitas, falta de sono, fome, exposição a temperaturas muito altas, desidratação, hipersensibilidade à dor ou descida de glicémia no sangue são outras causas que podem provocar um episódio de desmaio.

A síncope vaso vagal é responsável por grande parte dos desmaios e, neste caso, pode surgir apenas porque a pessoa se levantou repentinamente. A diminuição do sangue em circulação no coração é responsável por este tipo de síncope. As artérias detetam se a pressão está menor ou maior e os sensores respondem automaticamente, enviando um estímulo para o cérebro. Se a sensação de desmaio for percetível, basta que se movimentem ou cruzem as pernas para que a tensão arterial não desça drasticamente, evitando assim o desmaio que, nem sempre é assim, inócuo A síncope ou desmaio também pode ser provocada por causas cardiovasculares, seja por alterações no coração, seja por arritmias.

Nestes casos, a perda de consciência acontece porque existe uma diminuição do fluxo sanguíneo que irá impedir a circulação normal e o tratamento está dependente da causa, havendo necessidade de fazer uma avaliação completa, com levantamento de toda a histórica clínica.

Deixar um Comentário