Qual será afinal a idade em que é suposto as crianças começarem a dizer frases corretas?

Será que o uso da chupeta está a atrapalhar o desenvolvimento da linguagem?

Será que trocar algumas letras, gaguejar ou falar muito sem que ninguém entenda o que diz é um sinal de que necessita de terapia da fala?

Estas questões já passaram pela sua mente? Então sim, a resposta é que talvez seja a altura certa para consultar um terapeuta da fala.

A terapia da fala é uma especialidade multifacetada adequada para detectar, avaliar, diagnosticar e tratar as diferentes dificuldades que possam estar a limitar ou a dificultar o desenvolvimento da comunicação humana desde a infância.

Apesar de se auto-denominar “terapia da fala”, o seu campo de ação é bastante mais abrangente e incide sobre a reabilitação da linguagem, articulação, voz e gaguez, bem como os próprios actos de mastigar e deglutir.

Em crianças mais velhas, pode ainda incluir uma intervenção ao nível das capacidades de leitura e escrita. A deteção precoce é extremamente importante, simplesmente para que se possam ultrapassar obstáculos até à fase de ler e escrever que, por si só, constitui um desafio.

Se ficou com alguma dúvida sobre o que é  a Terapia da Fala, ou se  tem algum familiar ou amigo com alguma destas dificuldades, pode sempre marcar uma consulta com os nossos especialistas através do nº 239 802 700.

Leave a reply