Não é para todos e para evitar os riscos e/ou complicações, é necessário cumprir os requisitos que levam ao sucesso. A correção a laser da miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo tem exigências que não podem ser menosprezadas
O sucesso da cirurgia de correção do erro refrativo por laser está diretamente relacionado com os critérios de seleção do doente e, se assim for, os resultados serão excelentes. No entanto, nem todos os doentes que usam óculos são candidatos a este tipo de cirurgia refrativa. Há exigências que garantem o sucesso e a segurança desta intervenção. Escolhemos oito.
1 – Primeiro que tudo, é necessário avaliar se o olho é saudável. Isto é, se não existe nenhum sintoma ou patologia que possa fazer duvidar da robustez desse olho que será objeto de uma correção ótica. É desejável ter um olho perfeitamente saudável antes de pensar numa correção por laser. A consulta de avaliação e os exames de diagnóstico vão dar uma resposta a esta primeira exigência.
2 – A correção do erro refrativo baseia-se numa “remodelação” da córnea, pelo que é necessário ter uma espessura corneana adequada para poder ser elegível para esta cirurgia. Quantas mais dioptrias tiver que corrigir, mais espessa terá que ser a sua córnea, para poder ser um bom candidato/a à cirurgia.
3 – A sua pupila tem um tamanho, pequeno, normal ou grande? Se for muito grande pode não ser o candidato ideal, tão só porque numa situação de baixa luminosidade, a tendência será para que a pupila abra demais, o que pode provocar o aparecimento de halos e uma deformação da imagem.
4 – A quantidade de dioptrias deve estar dentro de certos limites. Em erros refrativos demasiado elevados (exemplo > 8 dioptrias de miopia), a cirurgia pode-se tornar menos previsível, porque ao retirar mais tecido da córnea, pode-se estar a criar espaço para surgirem complicações. Se o seu erro refrativo for demasiado elevado, será melhor optar por outro tipo de cirurgia (como o implante de lente intraocular fáquica) ou pelo uso de lentes de contacto ou óculos.
5 – A idade também conta e se esta cirurgia visa corrigir o erro refrativo, será mais seguro que seja feita após os 21 anos de idade, uma vez que é mais expectável que o erro tenha estabilizado. Não existe uma idade mínima ou máxima para efetuar esta intervenção, contudo é preciso estar ciente que este procedimento se destina maioritariamente a corrigir a visão de longe, removendo a necessidade de óculos. Se for efetuada depois dos 40 anos de idade haverá necessidade de usar óculos para ver ao perto.
6 – Há quanto tempo não muda de graduação nas lentes? Usualmente é necessário um mínimo de estabilidade refrativa, sendo aceite que 24 meses é um período aceitável.
7 – É saudável? Certas doenças como a artrite reumatoide, síndroma de Sjogren ou diabetes tipo 1, podem ser decisivas para ser candidato/a ou não para este tipo de cirurgia, pelo menos, se estas patologias não estiverem devidamente controladas. Acrescente-se ainda que alguns tratamentos não são desejáveis (imunossupressores), pois podem atrasar o processo de cicatrização da cirurgia LASIK.o
8 – Está grávida ou espera vir a estar num futuro muito próximo? As alterações hormonais podem alterar a formação da córnea e levar a alterações na sua refração. É aconselhado que as suas hormonas e refração tenham retornado ao normal, para voltar a ser candidata a esta cirurgia.
Se todos os critérios forem cumpridos, poderá ser um ótimo candidato/a para este procedimento cirúrgico. No entanto, e apesar dos resultados visuais serem na sua grande maioria excelentes, é necessário ter presente que podem existir riscos e complicações.
(Médico Oftalmologista)
Boa noite
ReplyAgradecia uma informação, tenho um neto com 33 anos desde dos 10 anos que foi detectada miopia no olho direito 2,00
e esquerdo 1,50 mas tem mantido, na qual usa óculos.Pois ele queria fazer essa cirurgia é comparticipada pelo SNS.
Ao o valor não sendo. o guardo reposta
obrigado
comprimentos
Bom dia, primeiro que tudo deverá agendar uma consulta de avaliação, para perceber se reúne as condições para uma cirurgia segura. No Centro Cirúrgico de Coimbra esta cirurgia não tem acordo com o SNS e o valor da intervenção ronda os 1250 euros (por olho).
ReplyOla boa noite
ReplyFoi-me proposto ser operada pelo lasik. E referiram-me que a nível do olho esquerdo conseguirão retirar grande parte do astigmatismo e miopia mas posso ficar com uma graduação mínima.
E se precisar de usar oculos será a noite se conduzir devido aos reflexos das luzes…
Em vez de usar os oculos poderei substituir por lentes?
Bom dia.Não nos parece ser uma boa opção corrigir apenas parcialmente, uma vez que refere ter de continuar a usar óculos na mesma. Deve considerar outras opções, é a nossa sugestão.
ReplyBom dia,
Fiz cirurgia Lasik há uns anos convosco e tenho a dizer que foi das melhores coisas que me aconteceram na vida.
ReplyTenho transmitido esse feedback ao meu namoradado e ele também já pensa em fazê-lo se possível.
Neste momento estamos a analisar seguros de saúde e gostaríamos de saber se possuem acordos com algum seguro que comparticipe neste tipo de cirurgia?
Obrigada
Bom dia, ficamos contentes com o seu comentário, é um reconhecimento. Sobre a questão que coloca, envio o link de acesso direto a essa informação. Contudo, devem ter em atenção que, independentemente do seguro que escolher, é preciso ter em conta o tipo de apólice, uma vez que cada companhia de seguros tem um leque variado de opções. https://ccci.pt/doctors/rui-daniel-proenca/
ReplyBoa Tarde, tenho 22 anos e -9 em ambos os olhos. Penso que isto por si ja contra indica a realização de lasik, quais sao as minhas opções para correçao e se devo optar por elas ou continuar a usar oculos com lentes progressivas? Obrigada
ReplyBoa tarde, ter 22 anos ainda não é a idade certa para percebermos se a miopia já estabilizou ou não. Pode sempre continuar a usar óculos ou lentes de contacto e também existe a opção de fazer um implante secundário. O LASIK já não é recomendado para a graduação que refere.
ReplyBoa tarde, o meu filho faz 20 anos em Dezembro e tem miopia, -1,25 em cada olho, acaba fe chumbar nos exames da academia por causa deste problema da miopia. Ele pode fazer a cirurgia à miopia através do SNS e como devo proceder, obrigada
ReplyBom dia, sim a cirurgia refrativa também pode ser feita no SNS, em alguns hospitais. Como deve proceder não sei, presumo que deve ter de marcar uma consulta. Seria bom contactar o seu médico de família.
ReplyTenho 14 anos, odeio usar oculos, uso faz quase 10 anos, e sempre quis parar de usar, será que devo fazer operação lazer? Em hospital privado provavelmente? Tenho astigmatismo
ReplyBoa tarde Filipe. Com a idade que tens nem pensar em fazer cirurgia, porque o teu olho ainda está em crescimento e evolução. Deves falar sobre esse assunto com os teus pais e se eles estiverem de acordo, podem agendar uma consulta para prescrição de lentes de contato. É a melhor solução para o teu caso, tendo em conta a idade.
ReplyBoa tarde
ReplyTenho 36 anos e -15 graus de miopia nos dois olhos, a mipia já está estabilizada, mas o uso continuo de lentes de contacto, esta a prejudicar a minha visão, com algumas infecções e irritações, pois já uso lentes há uns 10 anos, os oculos além de ser muito pesado e esteticamente horriveis, não me dão a mesma qualidade de visão e nitidez que tenho com a lentes, por isso tenho pensado muito em fazer a cirurgia intraocular, poderia me informar se é comparticipada pelo sns e onde poderia me dirigir para ser vista, pois ja não se trata de estetica mas de conforto e qualidade de vida, pois a visão é fundamental para trabalhar e os oculos já não me dão a nitidez que preciso para executar as funções basicas do dia a dia.
Atentamente
Márcia
Bom dia. Não temos acordo com o SNS e por isso pode solicitar orientação junto do seu médico de família. No Centro Cirúrgico de Coimbra, recomendamos uma consulta de avaliação com o Prof. Rui Proença. Espero ter ajudado.
Reply