Da próxima vez que necessitar de vitaminas e sais minerais não procure no armário dos medicamentos, coma uma pêra. É uma fruta e basta, mas a essa característica junte-se ainda um currículo de fazer inveja. Tem fibras por dentro e por fora (não se deve negligenciar a pele, muito pelo contrário), é rica em vitaminas A e C e em sais minerais, como o potássio, o ferro e o cálcio

Dizem que nem todas as pêras são iguais e isso também é visível na cor e encontramos pêras verdes, amarelas, castanhas, vermelhas ou de duas cores. Há a pêra Williams, a pera Red, Moretinni, Lawson, Packmans, Comice, Crassane, Vitoria a Rocha e outras. Todas diferentes, todas iguais, mais ou menos isso, porque todas são pêras e têm a classificação de fruta, uma peça alimentar essencial, com uma dose diária recomendada de 3 a 5 peças.

Os benefícios de comer uma pêra podem traduzir-se em vantagens e as suas propriedades podem contribuir para ajudar casos como a insuficiência renal, hipertensão arterial, ácido rico, obesidade, infeções respiratórias e problemas do aparelho digestivo. Já está convencido de que a pêra é um alimento saudável e imprescindível? Acrescentamos mais argumentos, agora especificamente para a variedade da pêra Rocha, que foi objeto de um estudo feito por investigadores do Centro de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Escola Superior Agrária de Santarém.

De um conjunto de cinco qualidades de pêras, foi a pêra Rocha que se destacou pelas qualidades. As conclusões do trabalho de investigação apontam para um elevado conteúdo de compostos fenólicos, além da sua capacidade antioxidante muito significativa. Ou seja, os antioxidantes (neste caso naturais) ajudam-nos a combater os radicais livres, as moléculas que, em excesso, provocam danos celulares, alguns irreversíveis, mas também o envelhecimento.

O mesmo se passa com o ácido ferúlico, um composto do ácido fenólico que abunda na pêra Rocha, e que também é conhecido por ser reativo contra os radicais livres. Afinal, uma simples pêra pode fazer muito mais do que nutrir.

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