No início era apenas a partícula e foi a massa que nos deu vida. Terá sido este extraordinário fenómeno físico – logo depois do Big Bang – que criou o Universo e nos deu vida, por isso a designação de Partícula de Deus. Porque está em todo o lado…

A ciência tem conseguido as explicações que todos procuramos, mas nem sempre são validadas no imediato. Foi o que aconteceu com Peter Higgs. A teoria que inventou para explicar um novo bosão foi formulada em 1964, mas o reconhecimento e a comprovação haveria de chegar 49 anos depois, com uma experiência no CERN (Suíça)e por isso foi Nobel da Física.

Peter Higgs partiu esta semana e deixou-nos o seu “Bosão” e os novos desafios para novas explicações e uma nova física. A confirmação da existência desta partícula subatómica apenas abriu a porta para novos caminhos. Ainda há muito para explicar e a matéria escura é apenas um dos exemplos. Higgs permitiu-nos ir além no entendimento da criação do universo e da origem das coisas.

Em 2012, o Bosão de Higgs ou a chamada “partícula de Deus” deixou de ser um caso lendário. Mas o grande Colisor de Hadrões voltou a reativar e continua a funcionar, a 100 metros de profundidade e com partículas em movimento e à velocidade da luz. Há novas descobertas à nossa espera. Obrigado Peter Higgs e a todos os que nos ajudam a elevar a ciência.

António Travassos

(Médico, Oftalmologista)

Deixar um Comentário