 
Começámos pelo joelho e algumas semanas depois estendemos a cirurgia assistida por robótica à anca. O Centro Cirúrgico de Coimbra foi pioneiro a executar esta evolução natural
Os cirurgiões ortopédicos e os doentes depressa perceberam as mais-valias e a segurança que a cirurgia assistida por robótica trouxe para a ortopedia e, depois da primeira dezena de intervenções ao joelho, fizemos agora a primeira intervenção para substituição da articulação da anca. É inédito em Portugal, mas o investimento em novas tecnologias tem permitido que os nossos especialistas percorram este caminho de evolução natural.
A substituição (total ou parcial) da articulação da anca ou do joelho tem sido uma necessidade em crescendo, seja por desgaste das articulações, seja por fratura, é este tipo de intervenção que a robotização veio simplificar, permitindo mais segurança, mas também uma adaptação “natural” ao material implantado. E isto acontece porque a tecnologia evoluiu e a precisão milimétrica deixou de ser uma equação.
Tudo começa na consulta de preparação da cirurgia programada. A partir desse momento, começa todo o trabalho de planeamento e preparação. O doente terá de fazer uma TAC que vai guiar toda a atuação cirúrgica, ao permitir criar o modelo 3D da articulação que será substituída, das articulações adjacentes e de como se planeia intervir. Toda a atuação será personalizada em função das centenas de imagens que são obtidas nessa TAC, um exame que permite diferentes achados e ver/registar informações que uma simples radiografia não alcança. As decisões para recuperar a tipologia biométrica que a pessoa tinha antes da doença, são assim devidamente fundamentadas.
No decorrer da intervenção esta informação será gerida pelo médico ortopedista, que irá ajustar o posicionamento e a atuação do braço robótico. No caso da anca, as vantagens da assistência robótica incluem uma melhor função biomecânica, mas também menos erros de dismetria (perna mais curta), poupança de osso e menor taxa de luxação. O estudo preparatório inclui uma avaliação dinâmica da báscula da bacia, entre a posição de sentado e em pé. Isto permite a antecipação do correto posicionamento dos componentes para cada doente, mas também a escolha do tipo de implante mais adequado.
O reforço da segurança é garantido, tal como uma redução do tempo de internamento e uma mais rápida recuperação.
Pedro Marques e António Figueiredo foram os cirurgiões responsáveis por esta primeira cirurgia robotizada da anca em Portugal, realizada ontem, no Centro Cirúrgico de Coimbra.



 
																				 

Boa tarde.Queria saber quanto custa fazer uma operação ao joelho e anca pela A. D.S.E. para colocação de próteses.Obrigado.
ReplyBom dia, deve agendar uma consulta de avaliação e será nesse momento que o médico cirurgião lhe dará o orçamento, incluindo o valor a comparticipar pela ADSE. Para a cirurgia robótica em ortopedia, a consulta de avaliação é feita à sexta-feira de tarde. Espero ter ajudado. Cumprimentos,
Reply