Como o nome indica, infeção urinária é uma infeção no sistema urinário que resulta na invasão e multiplicação de bactérias na urina e respetiva inflamação da bexiga e/ou rins.

As mulheres são as mais afetadas. Calcula-se que 25% a 30% das mulheres entre os 20 e os 40 anos desenvolvam infeções urinárias em alguma altura das suas vidas.

A gravidade desta doença pode variar. Se por um lado se pode tratar apenas de uma infeção ligeira que, embora possa causar sintomas desagradáveis e eventualmente severos, não compromete o aparelho renal, por outro lado pode haver outras que, devido a vários fatores de agravamento (diabetes, uso excessivo de analgésicos, outras doenças urológicas, etc.) colocam em risco os rins e a sua função ou a própria vida.

Muitas vezes o que começa numa infeção ligeira pode também evoluir para uma mais grave se não estivermos atentos aos sintomas:

 

1 – Dor e/ou Ardor a Urinar – Mais comum na cistite (infeção ao nível da bexiga) e na uretrite (infeção ao nível da uretra).

2 – Sangue na Urina  – pode surgir como um sinal de alarme e deve ser compreendida a sua origem.

3 – Febre – Mais comum nos casos de pielonefrite, normalmente acima dos 38 graus.

4 – Vontade Constante de Urinar – E/ou também sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

5 – Náuseas e Vómitos – Aparecem geralmente associados a febre e são mais comuns na pielonefrite, assim como a perda de apetite.

6 – Dor Lombar – Geralmente mais intensa de um lado, é outro sintoma da pielonefrite, embora se possa fazer sentir de uma forma mais ligeira na cistite.

7 – Urina com forte odor – Pode ser um sinal de bactérias na urina.

É importante estar atento a estes sintomas para que a infeção possa ser tratada o mais cedo possível e não haja complicações mais severas, que podem inclusive comprometer a própria vida.

Caso algum destes sintomas surja de forma isolada, não deve ser ignorado. A sua manifestação deve ser avaliada e se necessário deve ser consultado um especialista de ginecologia ou  urologia ou, no caso da urina com forte odor, que muitas vezes pode representar alguma descompensação das Diabetes mellitus, é aconselhada uma consulta em endocrinologia.

Para mais informações ou para marcar consulta contacte-nos através do número 239 802 700 ou pelo n0sso site clicando aqui.

Leave a reply