O organismo humano está programado para evitar a morte por falta de nutrição, até ao limite, mas ainda não aprendeu a sobreviver aos excessos ou aos erros alimentares. Teremos de reaprender a comer

Nunca se falou tanto em nutrição. Nunca se inventaram tantas dietas “milagrosas” e nunca estivemos tão obesos. Paradoxos? Não. Desinformação. Não existem dietas que façam perder rapidamente e de uma forma saudável os excessos que acumulámos durante anos, da mesma forma que o nosso organismo não está preparado para comer abundantemente, depois de ter passado vários dias de fome. A máquina é perfeita, mas não foi concebida para funcionar sob pressão ou influências externas.

Este é o tempo em que é necessário reaprender a comer. Não basta ter acesso aos melhores alimentos e escolher a melhor dieta. É necessário saber comer. Isto é, o ritmo que aplicamos e como o fazemos. O que escolhemos comer é importante, mas a forma como nos alimentamos deve passar para o topo das prioridades, principalmente se o objetivo é perder peso.

As três regras:

Comer devagar permite enviar para o cérebro e em tempo útil, a informação de que já está satisfeito. Os alimentos devem entrar na boca em pequenas quantidades e devem ser mastigados várias vezes, antes de serem enviados para o estômago. Comer muito depressa não dá tempo para o cérebro perceber que já ingerimos a quantidade necessária, uma vez que este tipo de informação demora a ser processada, pelo menos 20 minutos.

Mastigar e voltar a mastigar. O processo de mastigação é importante, não só para melhor triturar os alimentos, mas também para que possamos produzir as enzimas necessárias que vão ajudar no processo digestivo. “Engolir” a refeição, significa que não mastigamos o suficiente. Os alimentos quando são mal triturados chegam ao estômago em pedaços grandes, exigindo por isso um trabalho extra no processo digestivo, o que pode provocar azia, desconforto abdominal, gases e fermentação.

A mastigação adequada permite libertar os sinalizadores necessários que avisam o cérebro de que o processo de nutrição está em curso.

Pouco a pouco Ou seja, uma pequena quantidade de comida no garfo, devendo mastigar cerca de 30 vezes e esperar 30 segundos entre cada garfada. Trinta minutos é o tempo mínimo para uma refeição com regras. O tempo é necessário para que se inicie o processo de digestão, ainda com os alimentos na boca, pela atuação das enzimas que existem na saliva. Se não tivermos tempo, omitimos o processo de pré-digestão e não ter tempo para cumprir o ritual exigido, apenas vai ajudar a engordar.

Deixar um Comentário