Elevamos a Fisioterapia ao lugar que merece: como ciência aplicada ao movimento, não como serviço complementar. A Unidade Avançada de Fisioterapia criada pelo Centro Cirúrgico de Coimbra tem esse objetivo
Nasce no Centro Cirúrgico de Coimbra uma nova abordagem à fisioterapia, centrada na função sustentada na tecnologia e guiada por princípios clínicos e objetivos. Vamos fazer diferente.
A nova Unidade Avançada de Fisioterapia foi concebida para responder com rigor e inovação à necessidade crescente da fisioterapia e, em particular, de uma reabilitação mais eficaz, mensurável e personalizada, especialmente no contexto pós-cirúrgico, ortopédico e neurológico.
Para tornar esse objetivo possível a Unidade de Fisioterapia integra algumas das mais recentes inovações tecnológicas no domínio da reabilitação:
- – Robótica de marcha (R- Gait)
- – Treino de força com biofeedback (R-Force)
- – Estimulação elétrica funcional (FES) e estimulação magnética (rTMS)
- – Plataformas avançadas de avaliação postural, equilíbrio e mobilidade
Tudo isto ao serviço de um modelo clínico sólido, assente numa equipa multidisciplinar, que inclui fisioterapeutas diferenciados, um engenheiro biomecânico e, para os doentes em pós-operatório, enfermeiros de reabilitação.
Uma visão centrada no doente.
Traçámos estes objetivos a partir de uma pergunta honesta, direta e precisa:
É possível fazer fisioterapia de excelência com tecnologia, ética e resultados reais? Acreditamos que sim. E seguimos cinco princípios fundamentais:
1. Função acima da forma
Focamo-nos na funcionalidade real: caminhar, subir escadas, vestir-se, trabalhar – viver com autonomia.
2. Tecnologia como ferramenta, não como um fim
Utilizamos os equipamentos com critério, de forma integrada, e sempre com base na avaliação funcional individualizada, em ambiente de fisioterapia e reabilitação.
3. O fisioterapeuta como estratega do movimento e da recuperação
A atuação humana é insubstituível. A tecnologia potencia – não substitui – o planeamento, o raciocínio clínico e o acompanhamento próximo.
4. Reabilitação personalizada
Cada plano é único, adaptado ao progresso real do doente. A fisioterapia e a reabilitação não serão em série.
5. Metodologia baseada em evidência
Avaliação funcional inicial bem documentada, definição de objetivos clínicos, prescrição combinada (tecnologia + intervenção manual+ treino ativo) e reavaliações com métricas objetivas, associadas à avaliação em processo de fisioterapia.
O que ambicionamos?
– Reduzir com segurança o tempo de recuperação pós- cirúrgica (artroplastias – próteses – coluna)
– Acelerar a marcha e equilíbrio em doentes neurológicos, com apoio robótico.
– Aumentar a motivação dos doentes através de planos claros, objetivos reais em ambiente de confiança e acolhedor.
Mais do que reabilitar: cuidar com ciência e alma
Esta nova aposta do Centro Cirúrgico de Coimbra representa uma tentativa credível, ética e inovadora de elevar a Fisioterapia ao lugar que merece: como ciência aplicada ao movimento, não como serviço complementar.
Num modelo de medicina translacional, assumimos o compromisso de inovar com rigor, proximidade e visão clínica. Queremos que as pessoas e utilizadores desta nova Unidade de Fisioterapia sintam confiança e comprovem os resultados que alcançam. E queremos provar que é possível fazer melhor – com tecnologia, verdade e alma.
Pedro Marques
(Diretor Clínico)

Deixar um Comentário