Abre os braços, acarinha, ignora a beleza, procura o entendimento, liberta o mais generoso calor e que tantas vezes chega a arder. Se arde pode fazê-lo em lume brando, desgastando-se num ambiente de gelo a derreter ou numa explosão que destrói vidas. O amor é tanto e tão pouco, repleto de razões que às vezes a razão não conhece e que a confundem. A mesma que regulada por neuro transmissores influencia comportamentos, que disparam em proporções ora ajustadas ora imprevisíveis.
Dessa alquimia probabilística que dá mais vezes certo do que se poderia esperar de uma outra mistura desconhecida, composta por múltiplos ingredientes em diferentes quantidades, servida a diversas temperaturas, nasce algumas vezes com inebriante perfume, o Amor. Essa amálgama que queremos quente e fria, bem condimentada, repleta de segredos, de desejos, de compreensão e de querer que em muitas ocasiões não sabemos digerir, mas que nos alimenta, que nos torna felizes e nos doma para a melhor relação que podemos construir com os outros.
Sem amor cada um de nós, a nossa família ou a sociedade, perde coerência e cristaliza num icebergue de dor, de isolamento ou até revolta, que tantas vezes se torna difícil de aquecer. O tempo, esse privilegiado, que passa e ignora os sentimentos, deve ser reinventado, reformulado e vivido, numa nova oportunidade que seja capaz de gerar a felicidade a que todos temos direito e necessidade de aceder.
O amor é esse quente e frio que servimos e nos é servido na refeição do nosso dia-a-dia, que compõe a felicidade e nos dá sentido à Vida.
António Travassos
(médico oftalmologista)
Deixar um Comentário
“Amor e Fundo do Olho”. Combina às maravilhas! Que linda história e só podia ter sido escrita por um “grande” Oftalmologista. Amei!!!
ReplyParabéns, Senhor Doutor António Travassos. Adorei o que acabei de ler. Condiz com o ar sereno do seu rosto, a ternura reflectida pelos seus lindos olhos e a simpatia do seu sorriso..
ReplyJá fiz uma intervenção ao olho esquerdo uma catarata agora
ReplyÉ o direito mas como tive problemas com o olho operada tive que ir ao bloco 2 vezes tenho receio de ser operada outra vez pois estive sem ver nada 15 dias o médico diz que tenho que fazer uma cobertura antibiótica agora sei que está aí uns médicos bons
Dr Travassos é o mais falado gostaria de uma ipiniao vossa
Bom dia Maria Isabel,
para obter uma opinião sobre a sua situação clínica, o ideal será ser observada por um médico especialista em consulta.
Caso o pretenda fazer, pode ligar o nr. 239 802 700 / 701, ou através do e-mail consultas@ccci.pt.
Muito obrigado.
ReplyEste poema é belíssimo e com muita profundidade de sentimento e palavras. Realmente o ser Humano está repleto de neurotransmissores e de todos o ingredientes necessários para a saúde e para a doença. Quando transmitimos amor à família ou a qualquer pessoa com quem nos cruzamos, ainda que seja no dia a dia, pode fazer toda a diferença, quando esse amor for de entrega e desimpedido de qualquer retorno. Ninguém pode viver sem amor, e é ele realmente o alimento necessário que dá sentido vida, independentemente da dosagem ingerida.
ReplyBelo tema e descrição maravilhosa. Gostei.
Reply