
Barriga inchada, desconforto e cólicas. É frequente esta combinação provocar a tão “famosa” flatulência, que nos traz tanto incómodo. Quem nunca sentiu cólicas e a barriga inchada, ponha o dedo no ar!
As cólicas na maioria das vezes têm origem no ar que se acumula no nosso organismo, em alguns órgãos, nomeadamente estômago e intestino. Resultado? Dor, inchaço e desconforto abdominal. A origem deste incómodo é múltiplo, podendo estar associado a estados de ansiedade ou stress, ou até mesmo surgir depois de uma refeição.
Para algumas pessoas a sensação de inchaço deve-se à ingestão de determinados alimentos. É frequente esta reação acontecer com os que são de difícil digestão, nomeadamente hidratos de carbono, ou outros açúcares mais complexos. Há uma lista de alimentos que, dependendo das características intestinais de quem os ingere, pode provocar um aumento na produção de gases e dificuldade na sua expulsão, nomeadamente: feijão, ovos, leite, bróculos, couves, ou bebidas gaseificadas.
Dependendo do grau de intensidade e origem das cólicas, estas podem ser aliviadas naturalmente ou por ação de medicamentos. Uma forma natural para ajudar a aliviar a dor causada pela cólica intestinal é massajar suavemente a barriga, esfregando lentamente com a mão em círculos, no sentido dos ponteiros do relógio. Quando os gases se instalam na zona abdominal, há uma necessidade natural de os expelir. Caso contrário o desconforto pode prevalecer.
Flatulência, etimologicamente tem origem em “inflatio” e “flatos”, o que significa sopro e respiração, respetivamente. Para algumas pessoas a flatulência pode originar a necessidade de libertação dos gases acumulados em privado, para evitar o incómodo e desconforto, para outros, justificando algum desajuste, transformam a sua libertação num ato público, em que o sopro e respiração se unem para nos mostrar que algo não está bem.
Deixar um Comentário

A mim aconteçe muita vez esta situação, incha mais sobre o lado direito, já fiz ecografia ao figado, pancreas e bilis e estava tudo bem, quem fez diz que poderá ser intestinos, mas os sintomas são semelhantes aos que aqui se falam…
ReplyFaço uma medicação para o efeito mas não tenho visto melhoras….