A cirurgia robótica não é uma vaidade e não é uma moda, é o Futuro que construímos para ajudar os que precisam, acreditam e querem

Nunca sei se uma trajetória é um caminho pré-determinado pela Natureza ou se, pelo outro lado, é tão só o percurso que queremos dar à nossa vida e às coisas.

Admito que muitas coisas acontecem por acreção, mas também não tenho dúvidas que depois da revolução cognitiva cada um de nós faz o melhor por si, porque é isso mesmo que o nosso cérebro quer. 

Acredito que depois de adquirirmos a posição vertical e conseguirmos ficar de pé, corremos melhor, vemos melhor e vamos mais longe. Ao deixarmos de nos deslocar sobre os quatro membros, o nosso corpo copiou as árvores, a nossa cabeça ficou mais próxima das estrelas e do deus Sol, mas com que sacrifício. Passamos a andar de “ cabeça no ar” e em cima dos pés. Modificámos a coluna, estreitámos a bacia, modificámos as articulações do joelho e do tornozelo.

Alterámos as cargas sobre os ossos, sobre as articulações, reposicionámos os músculos e reorientámos o sistema nervoso. Cada um passou a ser uma Mulher ou um Homem único. Com um pensamento único, com uma personalidade única, com uma liberdade única e com direitos únicos. Estes são atualmente três dos neuro-direitos fundamentais. Há outros e hoje já não se contesta que ninguém deve ser excluído e isso inclui o acesso a uma melhor Medicina.

E a Medicina não é uma ciência estática, direi mesmo que é mais dinâmica do que a própria guerra em que, ocasionalmente, nos envolvemos ou nos deixamos envolver.

A Medicina só o é quando o Doente e o Médico confiam um no outro e acreditam que estão suportados pela Ciência e pelo futuro, que está continuamente à procura do virar de página.

Hoje, a articulação do joelho e da anca encontram um melhor futuro com a cirurgia apoiada pela robótica. Por isso a estamos a praticar com sucesso para o Doente e com o espírito de realização por conseguirmos cumprir melhor a nossa missão – ajudar os que precisam, com o menor sofrimento e a melhor recuperação disponíveis.

A cirurgia robótica não é uma vaidade e não é uma moda, é o Futuro que construímos para ajudar os que precisam, acreditam e querem.

Pedro Marques 
(Médico, Ortopedista)

Deixar um Comentário