
Robert van Velze, engenheiro fotónico, Jessica Caetano, enfermeira, e Rui Proença, médico oftalmologista, fazem a equipa da cirurgia refrativa do Centro Cirúrgico de Coimbra.
Considerada uma cirurgia estética, a cirurgia refrativa é uma opção para todos quantos nunca se habituaram muito bem ao uso de óculos e/ou lentes de contacto. Mas esta é também uma cirurgia que não pode ser recomendada para todos os tipos de olhos.
Há regras de segurança que devem ser cumpridas e antes de se pensar nesta opção, é necessário avaliar se os candidatos cumprem os requisitos necessários à segurança e sucesso da intervenção. É condição obrigatória que a graduação da visão esteja estável há mais de um ano, o que, normalmente, só acontece depois dos 20 anos de idade, mas também é preciso perceber se existe patologia contraindicada, além da necessidade de fazer um estudo pormenorizado da córnea.
No Centro Cirúrgico de Coimbra a cirurgia refrativa é feita pelo método Lasik, recorrendo a esta técnica para corrigir as situações de miopia, astigmatismo e hipermetropia.
A avaliação do seu caso pode ser marcada pelo número de telefone 239 802701/2.
Deixar um Comentário 
																				 

Fiz transplante à córnea há mais de 20 anos, agora no olho direito só vejo 60% por causa de catarata, no esquerdo apanhei uma infeção hospitalar e fiz 2 operações apanhei glaucoma e fiquei cego, gostaria de saber se tenho oportunidade de uma consulta com a vossa equipa e se posso ter alguma esperança de ver melhor . Obrigada desde já pela atenção que me possam dispensar. Ficando na expectativa de que me possam ajudar, os meus cumprimentos Renato Aleixo ( 56 anos)
ReplyBom dia Renato Aleixo, deverá agendar uma consulta de avaliação, para melhor percebermos quais são as suas capacidades de recuperação. Sugiro que nos telefone para o 239 802701/2 para agendar a sua consulta de Oftalmologia. Envio o link do nosso site https://ccci.pt/medicos/#filter-oftalmologia
ReplyTenho hipermetropia desde tenra idade e uso lentes positivas de 17 dioptrias. Que pensam do meu caso? Obrigado
ReplyBoa tarde Fernando Conceição. A cirurgia refrativa não é indicada para o seu caso, pelas dioptrias que refere. Uma outra solução passa pela implantação de uma lente intraocular, contudo, deverá fazer uma avaliação por médico oftalmologista. Sugiro que agende uma consulta. Pode utilizar o número 239.802701/2
ReplyBoa noite, eu tenho -4,5 de dioptria e 0,75 de astigmatismo.
ReplySerá que posso realizar a cirurgia?
Bom dia, em princípio, pode fazer. Contudo, é sempre necessário fazer uma consulta de avaliação e os exames de diagnóstico necessários, para termos a certeza de que esta cirurgia pode ser feita em segurança.
ReplyBom dia,
ReplyTenho miopia (-2,5 e -4) e astigmatiemo (0,75). Já tenho 64 anos.
Será que posso colocar lente intraocular?
Nesse caso vou perder a visão de perto?
Obrigada
Maria Freitas
Boa tarde, dependendo da qualidade de visão atual e da opacificação do cristalino pode ser operada à catarata. No cálculo da lente a implantar pode ser definido ficar ligeiramente míope e assim conseguir ver bem ao perto ou pode optar por corrigir a miopia e usar óculos só para ver ao perto (ler).
ReplyBoa tarde,
É possível realizar cirurgia para deixar de usar óculos com a seguinte graduação:
OD – longe +2,00 +0,75 – 70
OD – perto +4,75 +0,75 – 70
OE – longe +2,00 +0,75- 100
OE – perto +4,75+0,75-100
Obrigada,
Maria Ferreira
ReplyBom dia,
ReplySim, é possível e, à partida, terá sucesso. Contudo, sugerimos que agende uma consulta de avaliação com o Prof. Rui Proença, para que possa fazer a avaliação necessária e os exames complementares. Note ainda que, na visão para perto, irá sempre precisar de óculos, mas a visão para longe ficará corrigida, caso se comprove que cumpre todas as condições de segurança para realizar a cirurgia a LASER. Espero ter esclarecido. Cumprimentos