
Pode ser uma alternativa à cirurgia tradicional e uma solução terapêutica para algumas doenças da coluna, resolvendo sintomas e efeitos. Chama-se Ozonoterapia e tem efeito em algumas hérnias discais.
Dor é o principal sintoma, mas pode ir mais longe, dependendo da localização da hérnia (cervical ou lombar) e pode chegar a situações extremas de falta de sensibilidade nos braços ou pernas ou mesmo paralisia de um membro. A culpa está nas “almofadas” ou discos intervertebrais que estão dispostos entre cada par de vértebras. Quando este núcleo polposo começa a desintegrar-se e o anel fibroso que o rodeia apresenta pequenas fendas estão criadas as condições necessárias para que a hérnia surja, uma situação que pode ocorrer na zona lombar ou na área cervical.
O ozono é uma solução terapêutica que pode ser indicada para resolver os sintomas e efeitos das hérnias discais e o tratamento, em uma ou mais sessões, tem-se revelado como uma abordagem eficaz e uma alternativa à cirurgia tradicional. De entre as várias indicações terapêuticas é ao nível da coluna que a atuação do ozono tem revelado resultados, nomeadamente como solução para hérnias discais. A avaliação terá de ser feita em consulta, por médico especialista e, consoante o caso e a situação, poderá sugerir o recurso à ozonoterapia ou mesmo outro tipo de alternativa terapêutica que se adeque à situação específica, como a radiofrequência, optando-se por seguir uma intervenção minimamente invasiva.
Este processo terapêutico define-se como uma técnica minimamente invasiva e tem um efeito de anti-inflamatório. Não necessita de anestesia geral, não tem contraindicações, nem efeitos adversos. O ozono entra no organismo por uma injeção e a localização exata da aplicação é feita com a ajuda da imagiologia.
A Ozonoterapia também pode ser uma opção para o alívio de processos inflamatórios relacionados com a artrose (do joelho e na articulação coxa-femural), tendinites do ombro e cotovelo, entre outros, mas é nas hérnias discais (lombar e cervical) que tem dado melhores resultados.
Deixar um Comentário

Conheço bem o Centro Cirúrgico de Coimbra. Fiz aí uma catarata com o Senhor Dr. Travassos.
Tenho recebido periodicamente os e-mails de grande importância e interesse que a Senhora Drª tem enviado sobre muitos aspectos relativos aos problemas de saúde. O presente e-mail sobre Ozonoterapia agradou-me sobremaneira por saber desta alternativa para tratamento de hérnias discais.
ReplyPergunto: quem já foi operado a uma hérnia discal lombar mas continua com alguma dor, poderá sujeitar-se ao tratamento de Ozonoterapia? Agradeço uma resposta que desde já agradeço.
Neste espaço, não podemos responder com um “sim” ou “não”, porque a sua situação deverá ser avaliada por um médico. Sugerimos que agende consulta com um especialista de Neurorradiologia ou Neurocirurgia, em ambos os casos, alguns dos nossos profissionais recorrem a esta técnica.
ReplyTenho lido assiduamente estas recomendações e, neste caso específico, apraz-me dizer que já fui submetida duas vezes a este tratamento no Cc e resultou lindamente. Os meus cumprimentos
ReplyEste tratamento é feito por várias vezes?
ReplyA adse tem comparticipa?
Quanto fica cada sessão?
Obg
A viabilidade de ser tratada ou não com ozonoterapia deverá ser validada por um médico, bem como o número de sessões que possam ser necessárias. Sugerimos que agende uma consulta com o Dr. Raimundo Fernandes (neurocirurgião) ou com Dr. Miguel Cordeiro (neurorradiologista), ambos têm acordo com a ADSE
ReplyBoa noite!
Podem informar-me como funciona a ozonoterapia,quantos tratamentos são necessarios e se têm acordo com a ADSE.
ReplyGrata
Maria Emilia
A viabilidade de ser tratada ou não com ozonoterapia deverá ser validada por um médico, bem como o número de sessões que possam ser necessárias. Sugerimos que agende uma consulta com o Dr. Raimundo Fernandes (neurocirurgião) ou com Dr. Miguel Cordeiro (neurorradiologista), ambos têm acordo com a ADSE
ReplyQual o preço de cada consulta a título particular? Obrigada
ReplyBom dia,
o preço da consulta vai depender do médico e da especialidade.
A melhor forma de conhecer o valor é ver na nossa página, no seguinte link:
https://www.ccci.pt/medicos/
Obrigado
Reply