Durante cinco horas e 18 minutos, no Centro Cirúrgico de Coimbra, três cirurgiões e um anestesista realizaram as manobras cirúrgicas necessárias para deslocar a estrutura de um olho para o outro e vice-versa, o que tecnicamente se designa por translocação do segmento anterior. Devolver a visão perdida foi o objetivo desta intervenção.
Foi a primeira vez que se fez uma cirurgia deste tipo. É um caso único e por isso inédito, que se vem juntar ao rol de sucessos que a Oftalmologia do Centro Cirúrgico de Coimbra tem vindo a registar.
Em baixo alguns destaques sobre esta cirurgia:
https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-09-04-Operacao-inedita-aos-olhos-realizada-em-Coimbra
https://largodoscorreios.wordpress.com/2015/09/07/antonio-travassos-portugues-e-portalegrense-2-fim/
Pode também ler a notícia completa sobre esta cirurgia aqui: https://www.ccci.pt/cirurgia-inedita-faz-translocacao-de-olhos/
Deixar um Comentário
“Devolver a visão perdida foi o objetivo desta intervenção.” (…) Extraordinário!
ReplyComo é possível em Portugal fazerem-se coisas destas!
“Foi a primeira vez que se fez uma cirurgia deste tipo. É um caso único e por isso inédito, que se vem juntar ao rol de sucessos que a Oftalmologia do Centro Cirúrgico de Coimbra tem vindo a registar.”
Fiquei muito orgulhoso de saber uma notícia destas, tanto mais que sou português e o meu grande problema físico e de verdadeiro sofrimento é a visão perdida num dos meus olhos (o direito) devido a um traumatismo: quando criança (11 anos de idade) apanhei com um pequeno chumbo de uma arma de pressão de arma, quando criança e perdi parcialmente a visão). Já fiz algumas operações, mas apenas recuperei 10% da visão total, embora consiga, felizmente e por sorte ver 200% (!) ainda da minha vista esquerda.
Parabéns ao Centro de Cirúrgico de Coimbra, aos seus três cirurgiões e ao seu anestesista, que “realizaram com sucesso as manobras cirúrgicas necessárias para deslocar a estrutura de um olho para o outro e vice-versa, o que tecnicamente se designa por translocação do segmento anterior.” Bem hajam!
Tomámos conhecimento nos USA, onde disfrutávamos férias, e ficámos emocionados! Que dizer? Que Deus continue a abençoar quem, com o seu trabalho, esforço e permanente estudo, minimiza a dor do seu semelhante. BEM HAJAM!
Reply