20 anos já passaram. Não somos os mesmos é verdade. A vida muda e as pessoas também. Tal como o rio que decidimos atravessar, que também já não é o mesmo. Os barqueiros de hoje navegam em algoritmos e transístores, buscam a inteligência artificial e, decididamente, eu quero apanhar essa barca e fazer essa nova viagem.

Não é por mim, é por todos nós… Porque, algures no tempo, o Homem e a Máquina farão a parceria ideal para tornar a Medicina mais objetiva, com mais certezas e mais científica. Foi com essa Medicina que eu sempre sonhei.

Para 2020 vou querer 365 dias embrulhados num presente que hoje parece ser futuro mas que, tarda não tarda, será passado. O Centro Cirúrgico prepara-se para a versão 5.0 e queremos fazê-lo juntos, porque é aos outros e às coisas que vamos buscar tudo aquilo que somos.

E o que é isto de um Centro Cirúrgico de Coimbra 5.0? Será um Centro Cirúrgico que aposta nas diferentes tecnologias, na internet das coisas, na inteligência artificial, na robótica, no Big Data…tudo orientado para uma melhor saúde e cuidados mais exigentes. Decididamente, a tecnologia pode e deve proporcionar melhor qualidade de vida a cada um de nós. E o Centro Cirúrgico de Coimbra nasceu para ser 5.0, até porque o ser humano sempre esteve no centro da inovação que preconizamos.

Que 2020 concretize o sonho.

António Travassos

Deixar um Comentário