A visita pré-operatória é o primeiro passo no processo de cuidados peri operatórios, que permite preparar psicologicamente um doente para a cirurgia, além de promover a interação entre o enfermeiro do bloco e o doente, contribuindo para a ligação entre os dois. O enfermeiro adapta o seu discurso e fornece informações claras e objetivas, de forma a não provocar mais ansiedade no doente. O enfermeiro da sala de operações também fornece informações importantes ao doente sobre a cirurgia, nomeadamente os procedimentos que vão ser efetuados no bloco operatório e a importância da colaboração do doente. Em casos que o doente permaneça acordado, este processo é ainda mais importante

O papel da visita pré-operatória tem ainda uma outra face: o de transmitir aos colegas informações obtidas do doente, para que em conjunto se planeiem os cuidados a prestar no período intraoperatório, identificando os recursos necessários.

Os doentes mostram muita recetividade a esta visita, sentindo-se menos ansiosos e mais confiantes, devido à desmistificação de alguns aspetos relacionados com a sala de operação, anestesia e cirurgia, mas também pelo facto pelo facto de se terem ligado ao enfermeiro que os vai acompanhar nesse período. Os doentes ficam mais seguros e colaborantes.

No Centro Cirúrgico de Coimbra, a ação dos enfermeiros é um contributo importante para a prestação de cuidados de saúde de excelência, tornando-os mais humanos e personalizados.

(artigo resumido) Ver artigo completo na revista nº 1, páginas 8 e 9

Leave a reply