São quatro as ações propostas pelo programa Ciência Viva de Verão, a decorrer este sábado no Centro Cirúrgico de Coimbra. As portas abrem às 9h15, para receber os participantes que vêm ouvir António Travassos falar sobre a Terceira Dimensão. “De Avatar ao bloco operatório”, é o título desta conversa que anda à volta da cirurgia 3D. Uma hora depois, os participantes são convidados a ouvirem algumas das histórias que se podem contar quando se olha para o interior do olho humano, no decorrer da ação denominada “De olho no meu olho”, da responsabilidade de Robert van Velze e de Rafael Nobre.

É ainda à volta da Oftalmologia que decorre a terceira ação agendada para este sábado, dia 29 de agosto. Nesta proposta, os participantes estão autorizados a realizarem uma cirurgia de catarata ou outra. Os gestos e a realidade vivida num bloco operatório de Oftalmologia vão ser proporcionados com o recurso a um simulador de cirurgia, um equipamento sofisticado que permite o treino de cirurgiões. José Galveia e Sofia Travassos são os médicos oftalmologistas responsáveis por esta ação.

Por fim, o programa deste sábado termina com uma ação sobre o homem biónico. A Ortopedia vai revelar como hoje já são substituídas algumas das peças essenciais à mobilidade do corpo humano, em concreto as articulações. Pedro Marques, médico ortopedista e Diniz Rego, enfermeiro são os responsáveis por esta ação do programa Ciência Viva no Verão que conta com a organização do Centro Cirúrgico de Coimbra. Até ao dia 12 de setembro existirão ainda outras propostas. O programa completo deve ser consultado em

www.cienciaviva.pt/veraocv/2015

Por iniciativa do Exploratório, Centro de Ciência Viva de Coimbra, esta é a primeira vez que o tema da saúde e bem-estar entrou no programa das ações da Ciência Viva. O Centro Cirúrgico de Coimbra foi convidado a tornar-se parceiro nestas atividades de Verão e apresentou 14 propostas, com as várias ações distribuídas pelos meses de julho, agosto e setembro, sujeitas a inscrição prévia (gratuita) na plataforma online criada especificamente para todo o programa nacional.

 

Leave a reply