Preparado para uma recuperação revolucionária após a sua cirurgia da anca ou do joelho? Apresentamos o nosso Programa de Recuperação Rápida, inovador e desenhado especificamente para que volte a mover-se com liberdade e sem dor, muito mais cedo do que imagina

Baseado nas mais recentes evidências científicas e técnicas de reabilitação, este programa otimiza cada etapa da sua recuperação, desde o pré-operatório até ao seu pleno restabelecimento. Connosco, a sua jornada para uma vida ativa e sem limitações é mais rápida, segura e com resultados comprovados.

O nosso Programa de Recuperação Rápida (PRR) foi concebido para otimizar a sua recuperação física após a cirurgia. O principal objetivo é restaurar a função, força e amplitude de movimento, enquanto minimiza o stress fisiológico nos órgãos e sistemas principais durante o processo cirúrgico.

Reconhecendo a importância dos aspetos psicológicos na recuperação, o PRR também oferece informações e suporte essenciais para que possa fazer escolhas informadas em cada etapa da sua jornada de tratamento. O nosso compromisso é envolver ativamente o doente na tomada de decisões, incentivando-o também a convidar um familiar ou amigo para atuar como ‘coach’ e parceiro de apoio durante todo o processo.

Como parte integrante do nosso programa de educação, fornecemos informações detalhadas sobre todos os aspetos do seu tratamento. Adicionalmente, terá a oportunidade de discutir qualquer questão ou preocupação diretamente com um membro da nossa equipa de saúde.

Após a cirurgia, o Programa de Recuperação Rápida tem como prioridade mobilizar o doente e promover o movimento da nova articulação o mais precocemente possível, sempre com um eficaz controlo da dor. Esta abordagem inovadora é amplamente sustentada por uma vasta pesquisa científica, que demonstra consistentemente que a mobilização precoce — sair da cama, caminhar, comer e beber logo após a operação — acelera significativamente a reabilitação e otimiza os resultados cirúrgicos.

Os principais benefícios do Programa de Recuperação Rápida incluem:

  • Tempo de internamento hospitalar reduzido: A média de permanência no internamento é de apenas três dias, permitindo um regresso mais rápido ao conforto do seu lar.
  • Recuperação otimizada e mobilidade precoce: Promove uma melhor amplitude de movimento e uma recuperação significativamente mais rápida nas fases iniciais.
  • Minimização de complicações pós-operatórias: Contribui para a redução de taxas de complicações, como coágulos sanguíneos e infeções.
  • Conforto aprimorado: Um objetivo que é alcançado através da remoção precoce de drenos e acessos intravenosos, ausência de cateteres na bexiga e, na maioria dos casos, sem necessidade de oxigénio suplementar.
  • Preferência por anestesia local/regional: Oferece a opção de anestesia local ou regional, com a possibilidade de sedação, caso prefira não estar consciente durante o procedimento.
  • Redução da necessidade de transfusões sanguíneas: Ações preventivas são tomadas para evitar transfusões, sempre que clinicamente possível.
  • Controlo eficaz da dor: Garante um alívio da dor otimizado, resultando numa redução significativa do sofrimento no pós-operatório.
  • Experiência menos stressante e maior satisfação: Proporciona um processo de recuperação mais tranquilo e confortável, aumentando a satisfação geral do doente.

Mesmo após a alta clínica, o acompanhamento e a preocupação pelo seu bem-estar mantêm-se. A consulta de enfermagem pós-operatória tem esse objetivo. Antes da avaliação propriamente dita em consulta de seguimento, um enfermeiro fará um contato telefónico precoce, com o objetivo de aferir se o plano individual de recuperação se mantém ou se é necessário fazer algum ajuste, ou tão só tirar as dúvidas que possam existir.

Pedro Marques
(Médico Ortopedista)

Deixar um Comentário