
A descrição não é igual para todos. Para uns, são apenas umas luzes que surgiram, noutros casos são moscas volantes que aparecem não se sabe bem de onde e ainda há quem tenha vivenciado o desabamento ou a queda de um pano. Um descolamento e/ou rasgadura da retina é, decididamente, uma situação de urgência
Não há qualquer sintoma de dor e, algumas vezes, nem há sinais que alertem para este desabar do “tecto”, outras vezes, há indícios que avisam que pode estar a acontecer um descolamento iminente. As luzes brilhantes, em jeito de flash; manchas ou “moscas” que flutuam; uma visão turva ou uma sombra são sinais que alertam para a situação. O “pano” pode cair por completo e, se a intervenção não for imediata, a perda de visão será definitiva. É necessário “soldar” e reconduzir todas as peças para o local certo, o mais breve possível.
A intervenção será cirúrgica e o acesso ao interior do globo ocular é feito através de três micro incisões. Uma delas permite a entrada de uma solução balanceada que mantém a estabilidade do olho durante as manobras cirúrgicas. O segundo acesso possibilita a introdução de uma fibra ótica para iluminação e, por fim, o terceiro acesso permite a introdução de um instrumento designado por vitréctomo, que tem a função de aspirar e, em simultâneo, cortar o gel vítreo, a um ritmo de milhares de vezes por minuto, eliminando qualquer tração sobre a retina.
O óleo de silicone ou um gás expansível são instrumentos que podem ser usados para ajudar a colocar a retina na sua posição natural, tal como o laser, usado no tratamento de situações de descolamento de retina, porque favorece a fixação da retina, ao mesmo tempo que a formação de cicatrizes vai impedir a passagem do vítreo pela rasgadura.
O sucesso de todas as intervenções vai ainda ficar dependente do posicionamento que o doente assume nos dias seguintes à cirurgia e/ou tratamentos. Existirá um período de tempo necessário para que o doente mantenha os dois olhos vendados e em repouso. Vão ser exigidas posturas obrigatórias e contínuas, que devem ser seguidas rigidamente, mesmo durante a noite. Desobedecer a estas regras implica pôr em causa toda a intervenção do cirurgião.
Este é um caso clínico em que o doente tem uma enorme responsabilidade para contribuir para o sucesso ou insucesso de todo o trabalho que foi feito.
Deixar um Comentário
																				

Boa noite
ReplyEu sofro bastante da rotura da retina. Na vista direita já fiz 5 lazeres, e agora apareceu me na vista esquerda. Já fiz 2 lazeres. Acontece que ainda tenho o tal mosquito. Qual será para o meu caso o melhor tratamento
A questão que nos coloca não é muito clara. Sugerimos uma observação em consulta de oftalmologia para um esclarecimento completo
ReplyGostaria de colocar uma questão:
ReplyApós um descolamento de retina cirurgicamente corrigido com sucesso, é normal que o paciente continue a ver essas “luzes brilhantes, em jeito de flash e manchas ou “moscas” que flutuam”, mesmo tendo já passado vários anos desde a cirurgia? Obrigada.
Votos de sucesso para o Dr. António Travassos!
Os sintomas que refere são um sinal de alerta. Sugerimos que seja observado em consulta para um correto esclarecimento
ReplyO meu filho atualmente com 17 anos está a ser acompanhado no V. centro. Apresenta há diversos anos os sintomas que refere no v. documento e tendo conhecimento anterior do significado desses sintomas tenho cada vez mais receio da possibilidade do descolamento da retina e consequente perda de visão.
ReplySerá necessária uma intervenção mais urgente ou manter o acompanhamento até atingir os 18 anos e se cumpridos todos os requisitos prévios então submeter-se a cirurgia?
Qual o risco de perda de visão na cirurgia… a decisão a tomar pelo meu filho aos 18 anos depende do esclarecimento desta dúvida.
Se está a falar de cirurgia Lasik para correção de miopia, este tipo de intervenção não deve ser feita antes dos 18 anos de idade e, mesmo assim, esta é uma solução a aplicar apenas em olhos saudáveis e sem outras patologias. Se refere a existência de sintomas de descolamento de vítreo ou retina, sugerimos uma consulta regular e, sempre que apresente novos sintomas, deve ser observado.
ReplyBoa noite
sou a Leontina, fui operada pelo Dr Travassos várias vezes a deslocamento de retina e tensão ocular, mas fico sempre nervosa, tenho receio de perder a visão completa, apesar de saber que estou em boas mãos, vou às consultas com regularidade, o meu muito obrigado ao Dr Travassos e a toda a sua equipa, que continue a ter muito sucesso
Bem aja
ReplyTenho problemas de retina, já fui aí a uma consulta porque via muitas luzes e ao mesmo tempo secava os olhos. Agora acontece, que se estiver a ler ou fazer renda começo a ver tudo nublado, não consigo mesmo fixar muitos os olhos.
ReplyO que devo fazer.
Deve colocar um lubrificante (lágrimas artificiais) e, se os sintomas não melhorarem, deve agendar uma consulta
Reply