O funcionamento inapropriado do sistema nervoso simpático é a explicação para esta alteração orgânica, que pode originar um estado de hiperidrose, quando o corpo transpira mais do que o necessário para arrefecer o organismo. Há uma solução cirúrgica.

Há uma relação entre a temperatura corporal e a produção do suor. O controlo de uma e outra passam pelo sistema nervoso simpático, o mesmo que também ajusta o nosso organismo para suportar situações de perigo, esforço, stress, como a reação de lutar ou fugir, acionando o metabolismo geral do corpo de forma automática, independentemente da nossa vontade.

Um funcionamento inapropriado do sistema nervoso simpático pode ainda originar um estado de hiperidrose, uma produção de suor excessiva e constante que, em alguns casos, compromete a qualidade de vida, pelas implicações sociais inerentes à situação. Nestes casos extremos, o suor deixa de cumprir a função básica de regular a temperatura corporal.

Em situações de hiperidrose, a produção de suor é excessiva e desnecessária o que, com o passar do tempo, acaba por afetar psicologicamente o indivíduo.

Para os casos mais leves de hiperidrose, existem medicamentos que podem aliviar a situação, sugerindo-se ainda a aplicação de toxina botulínica. Contudo, para os casos mais graves, a solução passa pela cirurgia, a simpaticectomia torácica vídeo-assistida. A cirurgia é minimamente invasiva e a intervenção é feita por endoscopia, através de dois pequenos orifícios de cada lado do tórax.

A cirurgia visa remover os gânglios responsáveis pelo suor excessivo, eliminando a capacidade de suar das mãos e axilas. O sucesso é de 96 a 100%, contudo, um dos efeitos colaterais pode ser o aparecimento de transpiração em áreas que outrora não eram afetadas, como o dorso das costas e o abdómen, aquilo que se designa por híper hidrose compensatória, definida como uma situação aceitável, que pode acabar por desaparecer com o tempo.

Caberá à equipa cirúrgica avaliar cada um dos casos, bem como as razões que podem estar subjacentes ou não a um excesso de produção de suor.

Deixar um Comentário