Em menos de 30 segundos, apaga-se quase tudo. O medo e a ansiedade desaparecem.
Entra-se num estado inconsciente, em modo de sono profundo. A sedação é isto e a sua prática já se generalizou nos exames endoscópicos de Gastroenterologia, seja em endoscopias digestivas altas, seja em colonoscopias.

Esta sedação tem uma intensidade mínima e não necessita de suporte ventilatório.

O paciente entra num estado de alteração de consciência, tranquilo e profundamente sonolento, sendo capaz de responder a estímulos verbais e táteis.

A utilização desta prática anestésica em exames de diagnóstico é hoje generalizada não só pelo conforto que proporciona ao paciente, abolindo a ansiedade, a dor, o desconforto e a memória, mas também porque a sedação em colonoscopias pode melhorar a performance do procedimento, encurtando o tempo de duração e aumentando a taxa de deteção de pólipos.

No Centro Cirúrgico de Coimbra a sedação é feita por médico anestesista e o fármaco escolhido cumpre algumas características, o efeito deve ser imediato e deve durar apenas enquanto é feito o procedimento. A recuperação de consciência é rápida e o despertar agradável e suave, ao mesmo tempo que promove uma amnésia eficaz.

A sedação em procedimentos de Gastroenterologia (Endoscopias Digestivas e Colonoscopias) permite a realização destes exames sem desconforto nem dor para os doentes, com uma segurança total e com uma altíssima taxa de satisfação, que no CCC monitorizamos permanentemente através de inquéritos dirigidos aos doentes.

Nuno Medeiros

(médico anestesista)

Deixar um Comentário