Impossibilitados de ver os sorrisos ou de ler nos lábios, resta-nos o olhar. E, para um oftalmologista, a palavra olhar tem um duplo significado e outra responsabilidade.
“Mascarados” fica tudo mais difícil, mas é assim que teremos de permanecer até que a ameaça se extinga. A realidade exige-o. Claro que o SARS-CoV2 não fez tudo isto sozinho, desenlaçou as relações e a vaidade humana ajudou a fazer o resto. O cenário vestiu-se de medo.
A ameaça é ridiculamente pequena (tão só um vírus) e exige que mudemos de rumo. A tradição começa a ser apenas uma memória. A afetividade e as carícias reservam-se para daqui a 3 meses, 6 meses, um ano, sem recorrer a temperos, conservantes ou aromatizantes. As conversas são distantes e o amor já nem às paredes se confessa. A lista do que é essencial vai ficando cada vez mais pequena. Já não deixamos nada para fazer amanhã, adiamos para o próximo ano.
Queremos acreditar que a ameaça será temporária, é preciso dar tempo para que se extinga. Dizem que teremos de esperar mais uns meses ou um ano para que tudo volte a ficar com antes. Suspeito que nunca chegaremos a esse tempo. Não só pelas leis da física, mas também porque nunca voltaremos a ser os mesmos. A pandemia mudou-nos. Resta-nos o olhar e esse continua a ser influenciado pela moldura.
É tão só isso que vos posso desejar, que procurem a mais bela moldura e que construam o vosso olhar. Seja para este Natal, seja para o próximo ano, seja para toda a vida. Olhar para o outro e pelo outro será o maior desígnio para este Natal.
António Travassos
(Médico oftalmologista)
Todos deveríamos olhar para este belo texto do Dr. António Travassos. Muito bem.
ReplyFeliz Natal (em segurança). Cumprimento do Centro Cirúrgico
ReplyObrigada por estas palavras de esperança. Que o seu olhar, as suas mãos, e o seu sorriso, nunca deixem de tratar o olhar dos outros.
ReplyUm Feliz e Santo Natal para si, para todos os colaboradores e respectivos familiares do CCC.
Obrigado. Feliz Natal (com saúde e segurança)
ReplyObrigado Querido Dr. António Travassos por este simples e magnífico texto. A simplicidade e o rigor é sempre o mais difícil de atingir. Desejo para toda a Equipa do CCC um óptimo 2021. Quanto ao meu Olhar, tenho sempre no CCC uma bonita e eficaz moldura.
ReplyAgradecemos a sua bela mensagem. Desejamos um Feliz Natal (em segurança) e em 2021 estaremos certamente juntos.
ReplyAgradeço as palavras, tão sábias e precisas neste momento que estamos todos a passar. Revejo-me nas suas palavras Dr. António Travassos. Para si, Família e toda a equipa, os meus Votos de um Santo e Feliz Natal e que o Novo Ano de 2021, vos traga tudo de bom e a continuação de tão bons serviços, que têm prestado, até hoje. Cordiais Cumprimentos.
ReplyAgradecemos a sua mensagem e toda a equipa do Centro Cirúrgico deseja-lhe um Feliz Natal (em segurança e com saúde).
ReplyNão conheço pessoalmente o Dr. Travassos, recebi a sua mensagem de natal por um querido amigo cuja família é sua doente. Mesmo sem conhecer, dele ouço falar regularmente pois quis o destino e a sua sabedoria que meu querido amigo pudesse ver. Ao dar a visão a um ser humano o Dr. Travassos permite que o ser que ajudou tenha um Bom Natal todos os dias. Desejo-lhe muitas felicidades e muitos anos de vida. Bom Natal para si também Dr. Travassos de um desconhecido. António
ReplyObrigado. Toda a equipa do Centro Cirúrgico de Coimbra deseja-lhe uma Feliz Natal (com muita saúde e em segurança)
ReplyObrigado Dr. António Travassos.
ReplyAs suas palavras obrigam-nos a olhar os outros sempre com o amor que esta quadra nos "obriga" em tempo de pandemia. Vamos todos ver melhor no próximo ano.
Boas Festas a toda a equipa do C.C.C.
Manuel António 23-12-2020
Obrigado. Feliz Natal (com saúde e segurança)
Reply