Há um momento em que o doente inscrito nas listas de espera cirúrgica não precisa desesperar e pode optar, escolhendo o hospital de destino. O Centro Cirúrgico de Coimbra é uma entidade privada convencionada para o programa SIGIC (Sistema Integrado de Gestão de Inscritos em Cirurgia), nas especialidades de Ortopedia, Ginecologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Geral.

Este é o nosso contributo para o reforço e continuidade do Serviço Nacional de Saúde, porque todos têm o desejo de melhores e mais céleres cuidados de saúde. No nosso caso, não se trata apenas de um desejo, é uma vontade expressa, razão porque disponibilizamos toda a nossa estrutura aos utentes do SNS. Foi por essa razão que assinámos a convenção com a Administração Regional de Saúde do Centro, um acordo que nos torna parceiros no combate à lista de espera cirúrgica.

Os doentes inscritos no programa SIGIC podem optar pelo Centro Cirúrgico de Coimbra sempre que o hospital de origem não possa garantir a realização da cirurgia dentro dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG), previamente estabelecidos por prioridade clínica e por patologia ou grupo de patologias. Decorrido o tempo máximo de espera, a Unidade Central de Gestão de Inscritos em Cirurgia emite um vale-cirurgia a favor do doente. Na posse do vale, o utente do SNS fica habilitado a marcar a sua cirurgia diretamente no Centro Cirúrgico de Coimbra.

(artigo resumido) Ver artigo completo na revista nº 3, página 7

Leave a reply