Seja por prevenção, seja para confirmação de diagnóstico, a Medicina já não os dispensa. Hoje explicamos o que é a microscopia especular ou porque é tão importante contar as células do endotélio.
A Microscopia Especular, também designada por Contagem Endotelial, é um exame indolor e não evasivo que, em apenas 2 minutos, pode mostrar as células do endotélio da face interior da córnea. Esta camada de células permite a entrada do humor aquoso com nutrientes para a córnea e é responsável por manter a sua transparência.
A Microscopia Especular tem um papel fundamental como exame de diagnóstico, ao permitir avaliar as células do endotélio pelo tamanho, forma, densidade e distribuição.
As células endoteliais não têm a capacidade de regeneração, ocorrendo progressivamente uma perda lenta ao longo da vida. Contudo, o número das células endoteliais, assim como o tamanho e forma são indicadores quantitativos e qualitativos de uma córnea saudável.
Este exame permite ao médico oftalmologista despistar determinadas patologias ou alterações no endotélio, mas também avaliar se uma futura cirurgia que envolva a córnea é ou não viável. É importante que a córnea tenha uma quantidade adequada de células endoteliais, para que continue transparente após uma cirurgia, evitando-se assim a possibilidade de falência e descompensação.
Deixar um Comentário
Deixar um Comentário