É indolor, demora 30 minutos e ajuda a diagnosticar patologias do coração. Nádia Moreira, médica cardiologista, explica-nos o que é a ressonância magnética cardíaca, o que avalia e como se realiza.
É um exame indolor – sem utilização de radiação – que produz imagens em movimento e imagens estáticas de elevada qualidade do coração e dos grandes vasos. A ressonância magnética cardíaca adquire informações sobre o coração à medida que o órgão bate, criando imagens em movimento ao longo do ciclo cardíaco.
O que vai ser avaliado na ressonância magnética cardíaca?
- Anatomia e função do coração, grandes vasos e pericárdio;
- Pesquisa de patologias: doença cardíaca isquémica, doença da aorta torácica, doença pericárdica, anomalias ventriculares, tumores cardíacos, doenças do músculo cardíaco (cardiomiopatias), doenças da artéria pulmonar.
Como se realiza a ressonância magnética cardíaca?
Algumas pessoas podem ficar preocupadas com a realização do exame, por sentirem algum desconforto num espaço apertado. No entanto, os aparelhos mais recentes melhoraram consideravelmente o conforto dos utentes. Os aparelhos são semelhantes a um tubo, abertos em ambas as extremidades e o espaço onde se encontra o utente é mais largo, ventilado, iluminado e com música ambiente.
Se estiver ansioso com a realização do exame ou se recear espaços fechados, fale com o seu médico. Se necessário, poderão ser utilizados fármacos para diminuir a ansiedade ou poderá mesmo ser utilizada sedação, com apoio de médico anestesista.
Qual é a duração do exame?
O exame demora 30 minutos, em média.
O que esperar antes, durante e após o exame?
Um técnico e um enfermeiro irão prepará-lo para o exame. É necessário vestir roupa adequada e colocar elétrodos no peito, para monitorização eletrocardiográfica contínua durante o exame.
Poderá ser necessário colocar um acesso venoso, para a administração de um produto de contraste (não iodado) durante o exame, para melhor visualizar e caracterizar as estruturas em estudo.
Caso seja necessário, um intercomunicador permite que entre sempre em contacto com o técnico.
Durante o exame, o técnico pedir-lhe-á para suster a respiração por curtos períodos de tempo, de modo a reduzir os artefactos produzidos pelo movimento respiratório.
Após o exame, se não fez nenhum tipo de sedação, poderá retomar imediatamente as suas atividades habituais e a dieta normal
Informe a equipa de saúde que o acompanha se implantou dispositivos médicos, se possui outros objetos metálicos no seu corpo ou se tem patologia nos rins. Nesses casos, pode necessitar de instruções especiais.
Nádia Moreira
(Médica, Cardiologista)
Deixar um Comentário