Ainda há quem acredite que o Sol nasce a Ocidente, quem se benza apenas para chamar a sorte e muitos outros que falam em fé, credos, espiritualidade e compaixão sem reagirem ao que pronunciam. O Centro Cirúrgico continua a fazer o caminho da diferença, mas juntando o melhor dos dois mundos…

Quando eu era criança jogava à bola no Rossio da minha Aldeia, calçado e com botas cardadas nos pés. Na equipa adversária, os pés estavam descalços e quantas vezes perdi lances, jogadas ou deixei de marcar um golo para não magoar o adversário… nunca fui expulso, nem abandonei o “ pelado de terra batida”. A minha inteligência natural dizia-me que o jogo deveria ser feito assim. A regra não estava escrita.

Hoje e ao longo dos tempos tenho observado jogadores desta mesma “ lide” que se benzem quando entram em campo, mas que durante a disputa não olham o que pisam. Estão todos calçados e até recorrem à inteligência artificial para tipificarem quais as melhores jogadas. Não sei o que fizeram à inteligência natural.

Hoje, ouço falar da humanização com fé, credos e compaixão. Mas também de espiritualidade em Medicina, mas com o mínimo risco de contágio.

Hoje, a “ Vida Agradável “ cheia de emoções positivas, sobre o passado, o presente e o futuro que cada um devia cultivar é, frequentemente, transformada num livro de negócios de “ Quem mexe no Meu Queijo”.

De Lauren Artress, retive a ideia de que “ não somos seres humanos num caminho espiritual, mas seres espirituais num caminho humano”… capazes de aproveitar e criar tecnologia que nos sirva e melhore a nossa qualidade de vida, juntando o melhor dos dois mundos: a inteligência natural com a inteligência artificial.

Hoje, a minha inteligência natural diz-me que os “computadores” já estão mais aptos a distinguir padrões do que os melhores contadores de histórias. Depois de a Oftalmologia ter começado esse caminho (há precisamente 30 anos), assumimos que outras especialidades do Centro Cirúrgico de Coimbra sairão mais humanizadas e enriquecidas se percorrem o novo percurso, que junta esse indicador: o melhor dos dois mundos. Quando a inteligência natural se alia à inteligência artificial a força engrandece e agiganta o que – afinal – todos queremos e procuramos: a melhor saúde.

A rutura com o pensamento português tipo de “ Velho do Restelo” tem que ser assumida com a tranquilidade de quem quer outros princípios de profissionalismo, honestidade, transparência, segurança e conforto para os doentes que aqui querem ser tratados com a Humanidade que faz a diferença.

Para trás ficarão os que acreditam que o Sol nasce a Ocidente.

Por isso a Ortopedia do Centro Cirúrgico de Coimbra vai poder contar com os cirurgiões de ortopedia, mas também com o Mako, o novo robot e mais sofisticado aparelho para cirurgia do joelho e da anca, acreditando que outros compreenderão o futuro e a necessidade de nos seguirem. Como Picasso dizia “ roubar “ uma ideia não é mal nenhum, não devemos é copiar.

Nós acreditamos que o importante não é ficar rico… mas tratar melhor os Outros. … Enquanto Doentes e Pessoas que, tal como nós, não querem sofrer.

 

António Travassos
(Médico Oftalmologista)

Deixar um Comentário