Seja por prevenção, seja para confirmação de diagnóstico, a Medicina já não os dispensa. Começamos a explicar um por um. Para que serve, o que deteta, como se faz, é indolor ou não, que cuidados é preciso ter?… Um por um, vamos descomplicar os exames de diagnóstico.

Tomografia de Coerência Óptica, ou OCT, é um exame que capta imagens do fundo ocular e uma ferramenta essencial em Oftalmologia. O exame não é invasivo, é totalmente indolor e permite obter imagens de elevada resolução.

Basta sentar, apoiar o rosto no suporte da máquina e olhar para uma luz. Não existe qualquer desconforto associado ao procedimento, sendo apenas pedido que se mantenha relativamente imóvel. Não é exigido dilatação da pupila.

Em poucos minutos, é possível obter cortes transversais das diferentes camadas da retina e ainda analisar a interface vítreo-retiniana, detetando eventuais alterações.

As imagens obtidas por OCT são uma preciosa ferramenta para, posteriormente, capacitar o médico oftalmologista com a informação necessária para chegar a um diagnóstico precoce e diferenciado de várias patologias retinianas, tais como o edema macular, buraco macular, membrana epirretiniana, degenerescência macular, entre outras, além de captarem pequenas alterações ainda em fase muito inicial. Com a tecnologia mais recente, os dados registados permitem uma análise comparativa entre momentos temporais distintos.

Um outro parâmetro muito útil que o OCT também fornece é a espessura da camada de fibras nervosas na região do nervo ótico (RNFL), um dado
particularmente relevante na deteção de patologias, nomeadamente o glaucoma. Existe, frequentemente, uma correlação entre os resultados obtidos no OCT e os resultados registados num campo visual (outro exame de Oftalmologia). Razão por que, no controlo do glaucoma, os dois exames são habitualmente realizados e analisados em conjunto.

O OCT tornou-se um recurso extremamente importante na prática clínica, na tomada de decisões terapêuticas, no controlo da evolução de situações clínicas e ainda no acompanhamento pós-operatório.


Deixar um Comentário