Seja por prevenção, seja para confirmação de diagnóstico, a Medicina já não os dispensa. Explicamos um por um. Para que serve, o que deteta, como se faz, é indolor ou não, que cuidados é preciso ter?… Descomplicamos os exames de diagnóstico

A biometria é o nome de um exame de Oftalmologia não invasivo, indolor e muito exato. Neste caso, a tecnologia recorre a um feixe de luz, para medir as várias estruturas anatómicas do olho, como o comprimento axial do globo ocular, câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea. 

A biometria pode ser realizada com ou sem dilatação da pupila e este é um dos principais exames oftalmológicos na preparação para a cirurgia de catarata. Ou seja, quando se verifica uma opacificação da lente natural do olho, chamada de cristalino, que se encontra localizada por detrás da íris (parte colorida do olho). Quanto maior for a opacidade do cristalino, menor será a acuidade visual. 

Com a cirurgia de catarata, o cristalino é removido e substituído por uma lente intraocular artificial. A biometria ótica é um exame simples e rápido, que necessita da cooperação do paciente apenas para fixar a visão numa mira e durante apenas alguns segundos. O cálculo da potência desta lente intraocular artificial é feito através de uma fórmula matemática, depois de recolhidas as medidas biométricas fornecidas por este exame. 

Deste modo, quanto mais exato for o cálculo da lente intraocular, melhor será o resultado funcional obtido com a cirurgia. Atualmente, ao remover a catarata não se pretende somente resolver o problema da opacidade da visão, mas também restaurar a capacidade visual desse olho. 

Deixar um Comentário