Não substitui uma consulta de oftalmologia ou os exames de diagnóstico, mas é possível testar a qualidade da visão mesmo sem sair de casa

A grelha de Amsler (ver imagem em cima) é um bom auxiliar. Sugerimos que olhe para a grelha a uma distância de 30 centímetros e num local onde exista boa luminosidade. Caso use óculos, deve fazer o exercício com eles.

Primeiro deve fazer o teste com os dois olhos abertos e depois, alternadamente, tapar um e outro olho, para verificar se a visão é igual. Deve constatar se vê bem as riscas (ou se existem zonas alteradas), se as linhas estão todas paralelas e pretas e ainda se vê bem a bola preta central. Qualquer alteração na qualidade da visão deve ser comunicada ao seu oftalmologista.

Contudo, deve ter sempre em conta que este teste “caseiro” ou outro não substitui uma consulta de oftalmologia, mas pode servir de alerta para algumas dificuldades de visão que, não raras vezes, as pessoas não se apercebem no dia-a-dia.

Há doenças, com potencial de cegueira que são impercetíveis e que só poderão ser detetadas em consulta da especialidade, sendo certo que a retinopatia diabética, o glaucoma ou a degenerescência macular, entre outras, são situações que devem ser diagnosticadas o mais precocemente e frequentemente vigiadas.

Simulações de possíveis alterações com o teste de Amsler: linhas tortas, pequenas zonas deformadas, escotomas ou zonas sem definição podem ser sintomas de alteracões que necessitam de cuidados especializados.
Leave a reply