Se tivéssemos que resumir a nova tomografia computorizada bastavam estas duas ideias: metade da radiação; imagens otimizadas. O topo de gama da TC (Tomografia Computorizada) já chegou ao Centro Cirúrgico de Coimbra.
O novo equipamento de tomografia permite a aquisição muito rápida de imagens em qualquer parte do corpo, com ótima resolução e menores doses de radiação. É um avanço qualitativo que visa garantir a melhor acuidade diagnóstica em todas as áreas clínicas, incluindo a Cardiologia, aumentado o conforto e a segurança para o utente.
A nova TC permite a realização de exames de rotina de forma mais rápida e eficiente, com elevada resolução espacial, acrescentado valor diagnóstico no estudo e prevenção de patologia tumoral, incluindo o rastreio a baixas doses do cancro do pulmão. Faz uso de tecnologia de ponta para a aquisição e processamento de exames angiográficos arteriais e venosos, incluindo imagens de alta qualidade das artérias cerebrais, por exemplo para diagnóstico e seguimento de aneurismas cerebrais, e das artéria cervicais, coronárias e periféricas, com programas avançados que permitem a avaliação e quantificação de estenoses, subtraindo de forma automática as estruturas ósseas que deixam de constituir obstáculo à imagem vascular. O mesmo acontece com a Ortopedia, uma vez que esta nova tecnologia minimiza os artefactos metálicos, mantendo assim a qualidade da imagem, sem incremento da dose.
De sublinhar ainda o valor de diagnóstico na área de implantologia (Dental Scan), com um programa dedicado que garante a informação necessária para o planeamento da colocação de implantes, com baixas doses de radiação.
Na prática e por definição, uma TC tem por objetivo a aquisição de dados relativos ao coeficiente de atenuação dos tecidos atravessados pelo feixe de raios X e o computador que reconstrói as imagens com altíssima resolução, que podem ser registadas em película, papel ou CD. O avanço tecnológico vem reforçar a nossa exigência pela qualidade, sempre conciliada com a segurança para o utente.
Com ou sem necessidade de contraste, a TC é um exame complementar indolor e, para as pessoas que sofrem de claustrofobia, lembramos que, neste equipamento, o anel (anel da gantry) é aberto. Como em todos os exames de diagnóstico, este exame tem de ser prescrito por um médico.

Bom dia,
ReplyQual o preço de uma TAC do crânio com guia de prescrição do SNS?
E em relação a uma TAC CBCT com Beam (para avaliação de colocação de implantes), este só requisição de médico particular? Para esta situação tenho plano de saúde da Future healthcare.
Em ambos os casos qual a vossa agenda?
Obrigado.
Bom dia. Não temos acordo com o SNS para esse exame. Os exames só são feitos mediante apresentação de uma requisição médica, seja de médico particular ou de médico de família. Se tem um seguro, pode sempre pedir o reembolso do valor pago. Sugiro que siga este link para ficar a saber os nossos preços
Replyhttps://ccci.pt/precos/#accordiontab-notifications-tomografia-computorizada
Sobra a agenda para marcação, pode fazer o pedido via email radiologia@ccci.pt ou pelo telefone 239 802700. Espero ter esclarecido tudo. Cumprimentos,