Até 29 de Junho pode visitar a nova exposição do Centro Cirúrgico de Coimbra – Visões – O interior do Olho Humano – patente no Museu de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
Visões – O interior do Olho Humano – Video reportagem TVI
Até 29 de Junho pode visitar a nova exposição do Centro Cirúrgico de Coimbra – Visões – O interior do Olho Humano – patente no Museu de História Natural e da Ciência, em Lisboa.
Visões – O interior do Olho Humano – Video reportagem TVI
E fabuloso o que oCentro Cirúrgico de Coimbra tem feito para dar visão aos seus doentes . O Dr. Travassos e o melhor médico que conheço .Depois de ter sofrido uma trombose no olho direito e ter ficado quase cega ,o Sr.Dr. Travassos deu-me quase 70 por cento de visão. Para mim Ele é um gênio . Obrigada por tudo.
ReplyTomei conhecimento da qualidade cirúrgica, médica e humanista do Dr. António Travassos através da Drª. Fátima Gonçalves , uma personalidade que conheço desde os velhos tempos da empresa L’Oréal. A filha Mariana da Drª. Fátima teve graves problemas que este excepcional médico da especialidade de oftalmologia resolveu em grande parte com um carinho e um cuidado pouco corrente nos tempos actuais.
ReplyDepois, tomei conhecimento de tudo quanto fez pelo Sr. António Champalimaud, o português que mais admiro, o qual o escolheu para Curador da sua Fundação que tanto pugna pelos cuidados de saúde.
A exposição “Visões” deslumbrou-me. A matéria-prima, inédita, para mim foi uma chamada de consciência para o que entendo como a necessidade de ver, de ver ao perto e ao longe, de ver tudo minuciosamente.
Estou muito agradecida ao Dr. António Travassos pelo que, nesta área da saúde, tem feito
no seu Centro Cirúrgico de Coimbra, onde é o CEO com tudo quanto isso implica de responsabilidades.
Conheço muito bem o que é a vida de um médico. Sou sobrinha-neta de um “João Semana” de seu nome profissional “João Dias” que desempenhou a sua actividade em Alcoutim, onde num espaço minúsculo, sem condições, fez cirurgias arriscadas à luz do petróleo, como trepanações, porque, por exemplo, apendicites eram a qq. hora.
Tenho muitos laços familiares com a medicina e sou viúva de um médico, incansável, bom, grande profissional, com quem colaborei dentro das minhas modestas possibilidades, pois não se pode pedir muita ciência a quem sempre foi de Letras. Por isso, em breve, escreverei da sua exposição na Moda & Moda online.
Mantenho o Serviço de Saúde que ele criou, na área da Medicina Preventiva, pese embora também ter sido um excelente cirurgião. Morreu novo porque a Guiné, onde prestou serviço, não sei bem para quê, contribuiu para a sua morte prematura.
Durante a inauguração da exposição troquei palavras amigas com a mulher do Dr. António Travassos a quem felicitei, porque uma boa rectaguarda faz toda a diferença.
Esta ideia de fazer exposições sobre várias aspectos do Olho, além de inédita, demonstra a qualidade humana deste grande português. Obrigada caro amigo. Obrigada em meu pessoal, da Mariana e em nome do Sr. António Champalimaud.
Que Deus lhe dê muitos anos de vida e muita coragem para continuar a sua saga. Parabéns! Um abraço!
Marionela Gusmão
[…] sobre a luz. Em Coimbra esteve no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra a exposição Visões-O interior do olho humano, para além da mostra permanente Segredos da Luz e da […]
Reply[…] sobre a luz. Em Coimbra esteve no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra a exposição Visões-O interior do olho humano , para além da mostra permanente Segredos da Luz e da […]
ReplyQuero felicitar este grande Senhor e o Centro Cirúrgico de Coimbra. Tive uma consulta com ele em Agosto de 2018 na esperança de obter um diagnóstico positivo relativamente ao meu problema. Infelizmente sai de lá triste e a minha esperança de recuperar a visão no olho esquerdo,perdida. Depois de fazer os exames pedidos pelo Dr.António Travassos lá no Centro, a resposta foi que não havia nada a fazer,era irreversível… decepcionada,triste,mas tenho que me convencer. A causa da perda de visão foi devida a um meningioma localizado sobre o nervo óptico,canal óptico que fez pressão e provocou uma neuropatia óptica,segundo o Dr.António Travassos, nestes casos de nível neurológico não há nada a fazer,coisa que nem imaginava,alimentei sempre a esperança que haveria uma cirurgia para recuperar a minha visão. Apesar do diagnóstico venero solenemente o profissional de grande mérito que é o Dr.António Travassos. Bem haja.
Reply