A infertilidade é sempre feminina?

Hoje sabe-se que as causas da infertilidade são um problema dividido pelo casal e não apenas uma dificuldade da mulher. Cerca de 40% dos problemas de infertilidade estão relacionados com problemas femininos, mas outros 40% devem-se a fatores masculinos. Sobram ainda 10 % em que as causas da infertilidade são mistas e outros 10% em que as dificuldades de engravidar têm uma causa inexplicada ou idiopática.

 

Sinais que indicam problemas de infertilidade

Se está a tentar engravidar e apresentar ciclos menstruais irregulares, corrimentos vaginais anormais, dores menstruais acentuadas ou se tiver história de cirurgias ou infeções pélvicas deve consultar um médico especialista com brevidade.

Um casal é considerado infértil quando não consegue obter uma gravidez após ter mantido relações sexuais completas, desprotegidas e de forma regular durante um ano.

A obesidade, o baixo peso, o consumo de tabaco, drogas ou bebidas alcoólicas quer no homem quer na mulher, podem afetar a fertilidade. E, no caso do homem, um passado com situações de traumatismos, cirúrgicas ou infeções testiculares devem ser valorizadas sempre que surja suspeita de infertilidade.

No Centro Cirúrgico de Coimbra, a unidade que se dedica ao estudo e tratamento dos casais com problemas de fertilidade – Coimbra Fertility Center – integra uma vasta equipa de profissionais vocacionados para esta área que o/a podem ajudar.

Se  identifica alguns dos sinais que referimos, ou se tem alguma dúvida que gostaria de ver esclarecida, pode marcar a sua consulta através do 935 176 640.

 

Leave a reply